segunda-feira, 4 de maio de 2015

Pinacoteca do Estado recebe a exposição colaborativa Memórias Plurais

A Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte recebe a exposição Memórias Plurais por meio do Encontro Regional do Programa Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) - Ministério da Cultura. A exposição traz imagens de todo o Brasil contemplando ações de museologia social realizadas pela rede de Pontos de memória e museus comunitários do RN. A exposição permanecerá em Natal até o dia 23 de maio e percorrerá vários Estados até dezembro. 

A cerimônia de abertura da exposição aconteceu nas dependências da Pinacoteca do Estado do RN, localizado no bairro da Cidade Alta, Natal, na tarde da quinta-feira (30), com as presenças do secretário de Cultura do RN, Rodrigo Brito, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Mônica de Freitas; da coordenadora do Núcleo de Educação e Tecnologia da Secretaria da Educação do RN, Aldeíza da Silva; do representante da rede Ponto de Memória do RN, Raimundo Melo; e do representante da rede Ponto de Memória e Museus Comunitários do Pará, Vinicius Pacheco. 

A exposição é direcionada a iniciativas de museologia social, pontos de memória e museus comunitários. Trabalhando com a metodologia de oficinas, contempla os temas: Museus, Memória e Cidadania na Diversidade Cultural; Inventário Participativo; Registros Audiovisuais e Diálogos sobre Exposições Colaborativas. Paralelamente acontece o encontro de Produtores Independentes Norte/Nordeste.