segunda-feira, 20 de abril de 2015

Secretário da Educação do RN participa do seminário de encerramento do Projovem Urbano

O secretário da Educação do RN, Francisco das Chagas Fernandes, participa do Seminário de Encerramento da Formação Continuada do Programa Projovem Urbano 2013, ocorrido no sábado (18), no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.

O seminário foi iniciado com  palestra  proferida pelo professor Alessandro Augusto, coordenador da Codese (Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar) da Secretaria da Educação do RN, intitulada “Jovens e Adultos como sujeitos de aprendizagem”. Em seguida foram feitos relatos de experiências ocorridas no transcurso do programa pelos professores participantes. No segundo período do seminário , aconteceu o momento dialógico entre professores e a coordenação do Projovem, para exposição dos Planos de Ação Comunitária.

Essa foi a 1ª edição do programa desenvolvido por meio da parceria Governo Federal e Secretaria da Educação do RN, com duração de 18 meses, tendo como participantes alunos da comunidade em geral, do sistema prisional e do Plano da Juventude Viva. O programa é coordenado pela professora Edneide da Conceição Bezerra, subcoordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação do RN.

Para o titular da Educação do RN, Francisco das Chagas, é importante observar os professores ao longo de 18 meses de formação através do Projovem, tanto pelo trabalho desenvolvido quanto pelo aprendizado adquirido pelo próprio educador.

O Projovem Urbano é um Programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Secadi, que se estrutura a partir de uma política de inclusão de jovens, de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando a conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania.

A próxima edição do Projovem terá inicio no mês de maio abrangendo os municípios de Umarizal, Martins, Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas, Campo Redondo, São Bento do Trairi, Tangará, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Guamaré e Alto do Rodrigues; e 2 sistemas penitenciários (Complexo João Chaves e Penitenciária Estadual de Parnamirim).

Este ano de 2015 o programa também contará com a parceria da Secretaria da Juventude do RN. A titular da pasta da Juventude, Maria Divaneide Basílio, ressaltou na oportunidade a política do programa que eleva a escolaridade, a cidadania e a autoestima do jovem.

O seminário de encerramento também contou com a participação de Maria José Costa (coordenadora estadual do Projovem Urbano), Marcos Dionizio (coordenador estadual de Direitos Humanos), Dinorá Simas (diretora da Penitenciária Estadual de Alcaçuz) e José Jonailson (diretor do Complexo Penal João Chaves).