quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Alunos de Luís Gomes conquistam prêmio em feira de ciências em Salvador


Os estudantes Sara Lima e Silva e Francisco de Assis de Oliveira Júnior, sob a orientação da professora Solange Batista da Silva, da Escola Estadual Mariana Cavalcanti (Luís Gomes), ganharam o terceiro lugar, na categoria Ciências Humanas, da 12ª. Feira de Ciências e 3ª. Mostra de Iniciação Científica (FEMMIC 2014), que aconteceu de 5 a 9 últimos, no Instituto Federal Baiano, em Salvador. 

Com a pesquisa A convivência da população na comunidade de Luís Gomes durante dois anos de seca os estudantes conquistaram espaço para a publicação de um artigo científico na “Revista Ciência Júnior”, além de certificado de Menção Honrosa e medalhas.

O projeto apresentado já havia sido premiado na 3ª. Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, realizada em Mossoró, em outubro do ano passado. A Feira é parte integrante do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido e da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação.  

Parlamento Jovem conta com expressiva participação de estudantes estaduais


Uma bancada majoritariamente formada por alunos da Rede Estadual de Educação. Assim foram os trabalhos da quarta edição do Parlamento Jovem, projeto da Assembleia Legislativa  do RN que reúne alunos das escolas públicas e privadas do estado para simulares as funções de um deputado estadual. Dos 24 jovens deputados, 20 são de escolas estaduais de Natal, Monte Alegre, São Paulo do Potengi, Tangará e Bento Fernandes.

A posse dos estudantes ocorreu na última sexta-feira (8) no plenário do Palácio José Augusto, sede do legislativo estadual. Dentre as autoridades presentes, o secretário adjunto de Educação, Joaquim Oliveira, prestigiou a posse e entregou o diploma de deputado aos  estudantes. “A educação para a cidadania é um dos principais instrumentos para a construção de um país mais justo, com homens e mulheres que saibam dos direitos e deveres que a vida em sociedade nos impõe”, declarou o secretário.


A deputada Márcia Maia, autora da lei que criou o projeto, parabenizou os integrantes do parlamento e afirmou que eles representam não todos os estudantes potiguares: “Tenho certeza de que será uma experiência muito enriquecedora para vocês. Tenho muito orgulho de ser a autora do projeto de lei que criou o Parlamento Jovem e desejo sucesso”, afirmou.

O processo de escolha dos estudantes que ocupariam as vagas no Parlamento Jovem ocorreu durante todo o ano e em maio, os parlamentares participaram de um curso de formação onde aprenderam sobre o funcionamento do Legislativo, tramitação de projetos e requerimentos, entre outros.


Os estudantes que atuaram como jovens deputados foram: Ruth Dayne Vicente, Pedro Cassiano de Paiva, Rodrigo Valentin dos Anjos (alunos da Escola Estadual Profº Gaspar, Monte Alegre), Matheus Wingles Alves, Crisnara Ribeiro de Almeida, Rutyane Araújo da Silva (Escola Estadual Maurício Freire, São Paulo do Potengi), Jobson Kaynan de Almeida, Leonardo Faustino dos Santos (Escola Estadual Senador João Câmara, em Bento Fernandes),Erick Andrade, Larissa Dias da Luz (Escola Estadual Profª Josefa Sampaio, bairro Santos Reis, Natal), George Matheus Peres, Gláucia Layse Bezerra (Escola Estadual Mascarenhas Homem, bairro de Lagoa Seca, Natal), Lucas Felipe Soares, Rafaela Braga da Silva (Escola Estadual Berilo Wanderley, conjunto de Pirangi, Natal), Amanda da Silva  Xavier, José Augusto do Nascimento (Escola Estadual União do Povo, bairro Cidade Nova, Natal), Jaiane Ferreira da Rocha (Escola Estadual Peregrino Junior, bairro de Santa Catarina, Natal), Bruno Oliveira Simonetti, João Vitor Tavares (Colégio Marista, Natal), Alan Correa e Geórgia Teresa Tavares (Instituto Brasil, Natal).

Fotos: Eduardo Maia