sexta-feira, 25 de julho de 2014

Codese realiza curso de formação do Proler


Na próxima quarta-feira (30), a partir das 8h, no auditório Angélica Moura, a Secretaria de Educação realiza novo módulo do Curso de Formação Continuada do Proler. O curso, que neste ano tem como tema "Bibliotecas na Perspectiva do Século XXI", é destinado a agentes de leitura, regentes de biblioteca, professores, articuladores pedagógicos e gestores escolares.

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER – visa garantir aos cidadãos o direito à leitura e à promoção de práticas de leitura que possibilitem o desenvolvimento da criatividade e do senso crítico do cidadão. Para isso, fomenta a articulação da leitura com outras expressões artísticas e culturais; a garantia de acesso a materiais escritos; a criação de espaços de leitura – bibliotecas públicas e escolares, salas de leitura – e a articulação com a educação no espaço interno e externo da escola.

Consciente de que a apropriação efetiva dessas competências pelos estudantes só se concretizará por meio de ações pedagógicas articuladas de leitura e escrita envolvendo as diversas áreas do conhecimento. “Nessa perspectiva, é imprescindível que a escola e a biblioteca cumpram seus papéis: garantir a todos o direito de ler”, disse Erileide Rocha, coordenadora estadual dos programas de leitura.

Educação organiza seminário regional para divulgação dos padrões mínimos de funcionamento escolar


A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura por meio da Unidade Executora Setorial iniciou os Seminários Regionais para divulgação do Manual de Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola – PMFE/SEEC, inserido no contexto das ações do Projeto RN Sustentável, através do Programa de Desenvolvimento dos Padrões Mínimos da Escola no que se refere aos aspectos de infraestrutura.

Serão 16 Seminários que acontecerão no município sede de cada Diretoria Regional de Educação no período de 15/07 a 26/08 e 02 a 04 /09/2014, destinados aos gestores e coordenadores das escolas da rede estadual e Técnicos da DIRED, tendo como setor responsável pela execução dessa ação a Subcoordenadoria de Manutenção e Construção Escolar com o apoio e supervisão da Unidade Executora Setorial.

O Programa de Desenvolvimento dos Padrões Mínimos da Escola primando pela melhoria da qualidade da educação, possibilitará que as escolas ofereçam um mínimo de qualidade em sua infraestrutura física, de recursos humanos necessários para implementação das atividades educacionais, adquira equipamentos e mobiliários segundo a modalidade de ensino oferecida pela escola. De modo que possam alcançar os padrões mínimos de funcionamento e continuem a melhorar as suas instalações e conservar seus equipamentos nos anos subsequentes.

A informação prestada no Manual de Padrões Mínimos proporcionado por ocasião das discussões no evento de trabalho deverá contribuir para uma conscientização das responsabilidades dos educadores no tocante à conservação do prédio público em relação aos padrões mínimos exigidos pelas leis competentes em vigor.

Resultado - Tutor Presencial do Curso Aluno Integrado 2014.2

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo para Tutor Presencial do Curso Aluno Integrado (CAI) 2014.2 divulga Resultado Final. O Curso de Capacitação para os Tutores selecionados será nos dias 30 e 31 de Julho de 2014. Posteriormente a coordenação geral informará por
e-mail local e horário.

Clique aqui e confira os selecionados.