quinta-feira, 24 de julho de 2014

Inscrições abertas para curso sobre prevenção do uso de drogas na escola


Visando promover a capacitação para profissionais (professores e colaboradores) que atuam na rede pública de educação para que atuem na prevenção ao uso de drogas na escola, a Secretaria de Estado de Educação divulga o Curso de Aperfeiçoamento para Educadores de Escolas Públicas sobre Prevenção do Uso de Drogas entre Escolares. O curso é gratuito e será realizado pela UFRN. O público alvo são profissionais que atuem em órgãos públicos, educadores que atuem na gestão escolar e professores das redes municipais e estaduais. As inscrições terminam dia 29 de agosto.

Para auxiliar os professores na elaboração de projetos de prevenção ao uso de drogas, o curso será ministrado em quatro módulos, com os seguintes temas: O educando como sujeito em desenvolvimento; Conceitos e abordagens sobre drogas e prevenção; A prevenção do uso de drogas no modelo de educação para saúde e redes sociais e Ações preventivas do uso de drogas na escola. Ao final de cada módulo, um total de 180 horas-aulas ministradas.

As inscrições são feitas por meio da página da Secretaria de Educação a Distância da UFRN, pelo SIGAA da própria universidade ou via e-mail, solicitando a ficha de inscrição (secretaria.pse@sedis.ufrn.br). Em todos os procedimentos citados, é necessário enviar declaração de vínculo efetivo na rede pública de ensino, assinada e carimbada pela direção da escola que o aluno do curso faz parte.

O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. Pela SEEC, o Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos é o órgão articulador junto a Sedis.