quinta-feira, 10 de julho de 2014

Secretaria de Educação anuncia finalistas do Parlamento Jovem Brasileiro

Os jovens são protagonistas de muitas das mudanças construídas em nossa sociedade nos últimos tempos. Quatro estudantes da rede estadual de ensino fazem parte deste grupo de adolescentes engajados com a formação cidadã. A Secretaria de Educação anunciou, na manhã de hoje, os finalistas da fase estadual do programa Parlamento Jovem Brasileiro. Cada estudante teve que redigir um projeto de lei e encaminhá-lo a Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC para participarem do PJB.



Nesta edição, a Secretaria de Educação recebeu 152 projetos de leis, de 290 escolas de todo o Estado, oriundos da rede pública e privada de ensino. Para chegar aos quatro finalistas, uma banca composta por técnicos e professores julgou todos os projetos e atribuiu nota de acordo com a justificativa da proposição, relevância para o país e a técnica legislativa utilizada na escrita da lei. Cada estudante poderia criar a lei seguindo os eixos da Educação, Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública.


Defendendo a Extinção da taxa de deslocamento cobrada pelas operadoras de telefonia móvel do Brasil, a estudante Dallyne de Fátima Silva, da Escola Estadual Profª Terezinha Carolino de Souza é uma das finalistas do PJB. Residindo no município de Jaçanã, a aluna pretende criar um mecanismo que gere menos gastos ao consumidor. Natal também terá um representante. A Aluna Débora Santos Silva, da Escola Estadual José Fernandes Machado, representará o Estado com o projeto de lei que visa medidas punitivas para jovens infratores, trata-se do Projeto Tratamento de Choque para Menores Infratores.


Com uma temática voltada para a educação, Mateus Praxedes de Freitas, da Escola Estadual Sebastião Gurgel, localizada no município de Caraúbas, propôs alteração na Lei 8.086/90, o Estatuto de Criança do Adolescente, criando a Escola Construção do Futuro, instituições de ensino que priorizem técnicas de aprendizagem. O último projeto selecionado também tem como objetivo a melhoria da educação, com a construção de cisternas em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, proposta da aluna Raiane de Oliveira Silva, da Escola Estadual Deputado Djalma Marinho, em Passa e Fica. 

Na segunda etapa, uma equipe formada por servidores da área legislativa da Câmara dos Deputados realiza a seleção final dos projetos, a partir de critérios de avaliação estabelecidos pela Câmara e define os 78 estudantes que serão os deputados jovens. O resultado final será divulgado nos próximos meses. 

(Foto 1: Débora Santos; Foto 2: Dallyne Silva; Foto 3: Raiane de Oliveira e Foto 4: Mateus Praxedes)

Resultado do processo seletivo - Programa Brasil Alfabetizado

A Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos torna público o resultado do processo seletivo do Programa Brasil Alfabetizado – 11ª Etapa. Os candidatos selecionados deverão comparecer a sede da respectiva Dired a partir de amanhã (11). A data limite para apresentação dos documentos pessoais é dia 16 de julho. Os selecionados da 1ª Dired deverão comparecer à SUEJA, Bloco II, sala 26, na sede da Secretaria de Educação, Centro Administrativo. O início das aulas do PBA será dia 11 de agosto.  

Clique aqui e confira os nomes dos classificados.
Clique aqui para acessar a continuação dos nomes classificados.

(Atualizada em 11/07/2014 às 08h04, horário de Brasília.)

Inscrições abertas para Projeto Aluno Integrado 2014.2 - Tutores Presenciais

A Comissão Organizadora do Curso Aluno Integrado 2014.2 composta pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal  do Rio Grande do Norte (SEDIS /UFRN), Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar – Equipe de Tecnologias Educacionais e Subcoordenadoria de Ensino Médio da Secretaria de Estado, da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (CODESE/ETED/SUEM - SEEC), torna pública a abertura das inscrições aos interessados em atuar como Tutores Presenciais no Curso de Qualificação em Tecnologia Digital do Projeto Aluno Integrado (MEC).

Clique aqui e baixe o documento para seleção de bolsistas - tutor presencial.