terça-feira, 8 de julho de 2014

Formação para a cidadania dá prestígio e reconhecimento a estudantes da rede estadual do RN

A formação escolar e o desenvolvimento humano e cidadão é um dos fundamentos da educação básica em nosso país. O sucesso de qualquer escola se dá com o trabalho eficiente dos gestores, professores e o esforço de seus alunos. Ao longo do ano, estudantes da rede estadual participam e têm se destacado em programa de elevada repercussão nacional e internacional, como destacamos a seguir:

-Programa Parlamento Juvenil do Mercosul foi representado pelos estudantes da rede pública estadual: Thaysa Fernandes de Azevedo, Martins Francisco de Souto Melo (ambos da E.E. Profª Terezinha de Souza, de Jaçanã) e Antônia Andrelandia Jácome de Oliveira (E.E.Prof. Daniel Gurgel, de Janduís). Em Gramado (RS), esses estudantes disputaram a cadeira do RN nesse projeto, ocasião na qual foi eleito o estudante Martins Francisco que em breve embarcará para a Argentina e ao Uruguai. Em razão da excelente participação de nossos estudantes nas edições passadas desse projeto, Natal será, em 2016, a sede do Parlamento Juvenil do Mercosul.

-Programa Jovens Embaixadores seleciona jovens de todo o Brasil para irem a Washington (USA) e viverem o cotidiano diplomático de um embaixador. Dois estudantes da rede estadual entraram na disputa: Elise Miltra Fernandes de Mendonça, aluna da E.E. Aída Ramalho (Mossoró), e Igor Hugo Barbosa Pinto do Centro Profissionalizante Jessé Pinto Freire (CENEP-Natal).  Eles já passaram pela etapa preparatória por meio do Programa English Immersion USA. Entre agosto e setembro nossos representantes apresentarão a defesa de sua candidatura.  

-Os Programas Parlamento Jovem Brasileiro, da Câmara dos Deputados e o Programa Jovem Senador do Senado Federal, elegerão até novembro os nossos representantes. O princípio da cidadania é reforçado em nossas escolas quando vemos que os professores incentivam a participação dos alunos em concursos como esses. Nosso país necessita de jovens cada vez mais engajados e conscientes do seu papel social e político junto à comunidade escolar.

Por todas essas conquistas, a Secretaria de Educação, por meio de sua titular, a Profª. Betania Leite Ramalho parabeniza os estudantes, os pais, os professores e gestores das escolas citadas. Além disso, a professora destaca o orgulho que sentimos pelos bons resultados e a dedicação de todos em representar a escola pública do RN. A educação segue num novo rumo e os bons exemplos conduzem neste caminho.