quarta-feira, 21 de maio de 2014

Conselho escolar é tema de encontro


Durante o dia de hoje (21) e amanhã, representantes dos conselhos escolares das escolas da 1ª Regional de Educação estarão discutindo a importância do fortalecimentos dos conselhos dentro do ambiente escolar. Trata-se do Encontro de Conselheiros Escolares realizado pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação (Core) que está sendo realizando no auditório Angélica Moura, SEEC.

Durante os dois dias uma série de atividades estão programadas para ajudarem aos conselheiros na reflexão sobre a importância desse colegiado na democratização das escolas públicas estaduais de Educação Básica. O evento conta com a parceria da 1ª Diretoria Regional de Educação – Natal, e conta com a participação de 117 escolas, totalizando 351 participantes.


Para a realização deste encontro algumas outras etapas foram realizadas com a finalidade de preparar cada conselho. A primeira reunião aconteceu no âmbito escolar, onde pais, alunos e professores formaram os conselhos, escolheram as prioridades e depois discutiram as formas de ação. Vencida essa etapa uma segunda reunião, com técnicos, foi feita com o intuito de aprimorar as práticas exercidas pelo conselho.

O terceiro momento ocorre na Secretaria de Educação para avaliação, como explica Bruno Eduardo do Nascimento, coordenador das regionais de ensino: “este encontro serve para discussão de qual é o papel do conselho na escola, quais as experiências e caminhos para fortalecimento da gestão democrática e as ações positivas que temos na rede que servirão de modelo para os conselhos que estão em formação.”

Amanhã (22) os participantes terão palestra com Walter Barbosa, professor da UFRN e consultor do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.

Brasil Alfabetizado lança editais

O Ministério da Educação, junto com a Secretaria de Educação do RN, realiza desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo. 

Para a realização do PBA, a Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos torna público os editais referentes ao programa.  Para acessar o documento referente a demanda de alfabetizadores, clique aqui, e para o documento que trata da escolha de coordenadores, clique aqui. Ambos editais foram publicados no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira.