terça-feira, 20 de maio de 2014

Nota de pesar


A SEEC, enlutada e pesarosa com o falecimento do Dr. Miguel Josino, tão cedo retirado do convívio daqueles, como nós, que aprenderam a admirar suas qualidades humanas e profissionais, também agradece a Deus pelo testemunho de vida, competência e sensibilidade deste seu filho, a quem consideramos um defensor das causas da educação.


A morte física, longe de ser um fim, propicia ao Dr. Miguel eternizar-se em nossa memória e em nossos corações. Continuamos nossa missão, na certeza de que ainda somos acompanhados e protegidos por um Procurador que apenas mudou de estado. Deus o receba em seu seio.


Betania Leite Ramalho e todos os que fazem a Secretaria de Estado da Educação

Alunos da rede estadual ganharão ingressos para a Copa do Mundo



O Ministério da Educação (MEC) juntamente com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) sorteou 48 mil ingressos para escolas públicas das cidades-sede dos jogos da copa do mundo. Em todo o país foram contempladas 901 escolas. A ação faz parte do Projeto Escola na Copa que beneficiará mais de 48 mil estudantes que fazem parte do Programa Mais Educação. Outros 2 mil ingressos serão destinados a comunidades indígenas vinculadas à Fundação Nacional do Índio (Funai).

Em Natal foram sorteados 2.858 ingressos para 57 escolas públicas, sendo 11 municipais e 46 estaduais. Os ingressos serão distribuídos para alunos do Ensino Fundamental contemplados com o Programa Mais Educação, seus responsáveis e dois representantes por escola.

A Seleção das escolas e alunos contemplados se deu por meio da Loteria Federal realizado no dia 03 de maio utilizando os últimos algarismos do código da Instituição cadastrado no INEP e os alunos com os cinco últimos algarismos do censo escolar 2013.  

Para serem escolhidas, as escolas deveriam ter no mínimo 200 alunos matriculados em 2013. A instituição contemplada no sorteio pode ser identificada pelo gestor, ao acessar o sistema no endereço do PDDE Interativo e clicar na aba Escola na Copa. Ao abrir aba o gestor deverá ler o termo de adesão e clicar no botão aceitar. Feito isso, é mostrada uma lista com os nomes dos estudantes sorteados, para assim, o gestor confirmar os dados dos alunos e inserir os dados dos responsáveis pelos estudantes.

As escolas têm até o dia 20 de maio para confirmar, complementar os dados dos alunos sorteados e cadastrar o responsável pela retirada dos ingressos. A  Secretaria  Estadual de Educação, através da Subcoordenadoria de Ensino Fundamental-SUEF, articulou as escolas contempladas para realização do cadastramento junto ao sistema do PDDE Interativo. Após o término do cadastramento o MEC  divulgará  a lista oficial dos alunos contemplados com seus respectivos responsáveis e representantes da escola.

Clique aqui e confira as escolas contempladas.


Enceja: candidatos podem conferir na internet onde farão a prova



Os candidatos inscritos para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) 2014 já podem consultar na internet onde farão prova. Foi publicada, nesta sexta-feira, 16, na página do exame, a lista com os locais de aplicação do teste no Brasil e no exterior.

Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é voltado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.Os candidatos do Encceja Brasil receberão cartões de confirmação pelos Correios. Já os inscritos para o exame no exterior e em unidades prisionais deverão consultar os locais da prova somente pela internet.

Certificação
Os resultados garantem a certificação de conclusão do ensino fundamental para quem vive no Brasil e dos ensinos fundamental e médio para aqueles que moram no exterior. No Brasil, a certificação para o ensino médio é realizada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas do Encceja Nacional serão realizadas em 1º de junho, em todos os estados e no Distrito Federal. No Japão, as provas do ensino fundamental serão realizadas em 31 de maio. E para o ensino médio, em 1º de junho. Em Portugal, Guiana Francesa, Bélgica e Estados Unidos, os exames para o ensino fundamental serão aplicados em 7 de junho. E para o ensino médio, em 8 de junho.