quarta-feira, 14 de maio de 2014

Professores estaduais participam de colóquio realizado pela UFRN


Quatro professores da rede estadual apresentarão, nesta quinta, experiências pedagógicas no colóquio “Comunicação Pública sobre CT&I e Criatividade”. Promovido pelo Instituto do Cérebro (UFRN), o evento será realizado a partir das 8h no SERHS Natal Grand Hotel, Via Costeira. A secretária Betania Ramalho estará também presente no evento.

O colóquio é destinado a pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação com diferentes backgrounds (ciência e tecnologia, saúde, linguística, psicologia, neurociências, educação, jornalismo, estudos comunicacionais e discursivos) envolvidos com a produção de conhecimento nas diferentes esferas da comunicação pública sobre ciência, tecnologia e inovação.

Confira os nomes dos professores e trabalhos que serão apresentados:

Professor
Escola
Nome do trabalho
Ladmires Luiz Gomes de Carvalho
Estadual Professor José Fernandes Machado
Natal
Mostra de Linguagens e Concurso de Gêneros Discursivos, duas ações em função da leitura e da escrita
Ozias Lelis Dantas
Escola Estadual Maurício Freire
São Paulo do Potengi
PET CIÊNCIAS: alternativas possíveis para transformar garrafas plásticas em utensílios científicos
Francisco Adalberto Lopes
Escola Estadual Silvestre Veras Barbosa
Paraú
D.I.S.U: Dispositivo de segurança por sensoriamento em ultrapassagem
Bruno de Oliveira Lima
Escola Estadual Raimundo Soares
Natal
Projeto Ensinando com Arte

Inscrições para cursos de pós-graduação terminam nesta quinta-feira

Terminam nesta quinta-feira (15) as inscrições da seleção de alunos para os cursos de especialização (lato sensus) em Sociologia, Filosofia e Matemática destinados a docência em ensino médio. Ao todo são 630 vagas distribuídas em 11 pólos de apoio presenciais.

As inscrições são feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, e após o procedimento, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição emitido pelo SIGAA e juntá-lo com os demais documentos exigidos no edital, encaderná-los em espiral e entregar no pólo de apoio presencial escolhido toda a documentação até o dia 16 de maio de 2014. 

Confira no infográfico cursos, vagas e pólos disponíveis:


Para download do edital clique aqui.

Estudantes da rede estadual de ensino participam de feira de profissões na UFRN


Acontece até sexta-feira (16), no Campus Central da UFRN, a 6ª Mostra de Profissões. Com o objetivo de auxiliar os jovens na escolha dos cursos de graduação, a Secretaria de Estado de Educação levará 3.095 alunos da rede para contribuir na escolha do futuro curso de graduação.

O evento é destinado aos alunos do Ensino Médio, à comunidade acadêmica e às demais pessoas interessadas em conhecer a oferta de cursos da UFRN. A mostra conta com palestras de cursos e de orientação profissional, além de visitas guiadas aos espaços de aprendizagem e convivência da instituição.

“Os estudantes sairão das respectivas escolas em direção ao campus de acordo com o cronograma feito pela Subcoordenadoria de Ensino Médio. O objetivo é ajudar aos nossos estudantes a terem contato com as mais distintas profissões e dessa forma escolherem o caminho que querem seguir”, explicou Aliete Bormann, subcoordenadora de ensino médio.

Confira a programação completa do evento clicando aqui.

Coordenadora nacional da OLP participa do encerramento de oficinas para professores


A Subcoordenadoria de Avaliação Escolar (SUAVE) promove hoje (14) a última oficina de formação para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro, edição 2014. Nessa etapa os professores da 1ª Dired receberão as instruções para aplicação das oficinas de trabalho em sala de aula. A coordenadora nacional da OLB, Sônia Madi, participará das atividades, que serão realizadas no Instituto Kennedy, Lagoa Nova.

Para acompanhar as atividades realizadas no Estado, Sônia Madi, coordenadora nacional da olimpíada, chegará a Natal na tarde de hoje. Ligada ao Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a professora Madi destaca a importância das oficinas: “Um dos principais objetivos é ajudar o professor a desenvolver um bom trabalho de escrita e leitura em sala de aula. O professor, seguindo o material didático, consegue preparar toda classe para escrever bons textos”.

O RN contou com a formação de 1100 profissionais, entre professores e representantes de secretarias municipais de educação, que por meio das experiências e metodologias ensinadas nas formações regionais devem aplicar os conteúdos da OLP em sala de aula. 

Valorizando a interação das crianças jovens com seu meio, a quarta edição da Olimpíada adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade. A proposta é estimular, também, o exercício da cidadania. As inscrições das escolas para participarem da OLB seguem até amanhã (15) pelo site da olimpíada. 

Seminário aborda intervenções contra drogas, violência e tráfico humano


O Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos (NEEPDH) participa hoje (14) do seminário Tráfico humano, drogas e violência – uma intervenção em defesa da vida. O seminário é organizado pela 15ª DIRED (Pau dos Ferros), em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. O evento começa as 9h na Escola Estadual Dr. José Fernandes.

“O evento serve como uma intervenção em defesa da vida. Compreendemos que é clara a necessidade de nos posicionarmos frente ao contexto social de vulnerabilidade que, ainda, caracteriza o tempo em que vivemos", disse o coordenador do núcleo, profº João Maria Mendonça.

Serviço
DATA: 15 de maio de 2014
LOCAL: Auditório da Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo (Pau dos Ferros)
PÚBLICO: gestores escolares, representação de educadores e estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e convidados da sociedade local.