quinta-feira, 8 de maio de 2014

Projeto Eleitor Mirim proporciona iniciação política para crianças


Preocupada com a formação política das crianças, o Plenarinho, programa de educação infantil da Câmara dos Deputados, em parceria com a Secretaria de Educação, lançou o projeto Eleitor Mirim 2014. O projeto visa à criação de um candidato ideal, segundo a opinião de estudantes do ensino fundamental.

Destinados a crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, os professores devem orientar aos alunos na criação de um texto com o tema “Por que é importante participar do programa Eleitor Mirim 2014?”, onde valores como democracia e a participação popular na eleição devem ser tratados.

Após a fase de criação, os textos devem ser enviados para plenarinho@camara.gov.br e as cinco melhores redações e os professores selecionados serão informados dos procedimentos necessários para a criação dos personagens candidatos. Nessa fase a imaginação será elemento decisivo, as crianças podem idealizar um super-herói, animal, personagem, qualquer figura que represente para os estudantes um bom candidato.

Mesmo sendo fictícios, os candidatos terão de ter plataforma política, partido, propostas e ações de trabalho, como toda candidatura real. O período de envio segue até o dia 23 de maio e o anuncio dos finalistas será dia 30 do mesmo mês.

Os professores não forem selecionados para elaborar os candidatos podem acessar a cartilha Eleitor Mirim 2014. Nela, eles vão encontrar dicas de atividades que abordam os vários aspectos da democracia, como importância do voto, a necessidade de se acompanhar o trabalho daquele que foi eleito. Para realizar o download da cartilha acesse o portal do Plenarinho

Escola União do Povo comemora 30 anos de existência


Amanhã, sexta-feira (9), a Escola Estadual União do Povo, localizada no bairro de Cidade Nova, realizará evento comemorativo aos seus 30 anos de fundação. A partir das 19h, na própria da escola, ex-gestores, professores, alunos e autoridades participarão de atividades alusivas a história da escola.

Durante o evento, todos os antigos diretores e funcionários com mais de 15 anos de serviço serão homenageados com a entrega de comendas e diplomas de honra ao mérito. “O grande objetivo da noite será celebrar os momentos exitosos que a escola viveu nessas três décadas, fazendo uma justa homenagem a todos aqueles que, por meio do seu trabalho, contribuíram para chegarmos aos 30 anos de existência da instituição”, declarou José Eurico de Carvalho, diretor da escola.

Apresentações culturais, como grupos de teatro e bandas de música, também participarão das festividades. “Sempre buscamos um ensino de excelência para formar cidadãos. Essa é nossa principal meta”, disse o diretor.

Serviço:
30 anos da Escola Estadual União do Povo – evento comemorativo
Local: Travessa Getúlio Vargas – Cidade Nova – Horário: 19h
Telefone: 3205-3036/3205-9191

Obras de ampliação e restauração do Atheneu chegam a 40%


É acelerado o ritmo das obras do Colégio Estadual do Atheneu. Fundando em 1954, é a primeira vez que o colégio passa por obras de ampliação, num investimento de 1 milhão e 800 mil reais. No início da semana a governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada do secretário ajunto de Educação, Joaquim Oliveira, e da secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, realizou vistoria nas obras.


O projeto de ampliação e restauração inclui a climatização das salas de aula, adaptação do colégio as normas de acessibilidade para estudantes, restauração estrutural do Ginásio de Esportes Silvio Pedroza, revitalização dos espaços de convivência escolar, como biblioteca, sala de professores, laboratórios, refeitório e sala para o grêmio estudantil. “Não tenho dúvida que após a conclusão do serviço, o Atheneu que sempre foi um marco, uma referência na educação potiguar vai voltar com força total”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.


O secretário adjunto de Educação, Joaquim Oliveira, explicou como estão sendo realizados os trabalhos: “A parte elétrica, recuperação das janelas e banheiros, a cobertura, outro reservatório de água e um sistema de combate a incêndios estão sendo construídos nessa primeira fase. Com 40% de obras concluídas, a previsão de entrega é para o mês de outubro”.


O objetivo da obra é garantir aos estudantes potiguares um maior conforto em uma das principais escolas do RN. “Todo o projeto dessa reforma foi pensado para preservar a estrutura existente e ao mesmo tempo proporcionar melhores condições de aprendizado”, explicou Kátia Pinto, Secretária de Infraestrutura.

Confira álbum de fotos da visita clicando aqui.