sexta-feira, 2 de maio de 2014

Escolha de livro didático da EJA é tema de encontro


Durante todo o dia de amanhã (6) a Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar realiza I Encontro Estadual para escolha do Livro Didático da EJA – versão 2014. Sediado no Instituto de Ensino Superior Presidente Kennedy, professores, técnicos, doutores e assessores pedagógicos debaterão acerca de temas que fundamentarão o processo de escolha do livro e aplicação dele em sala de aula.

Para o coordenador de Desenvolvimento Escolar, profº Marcos Cleber, a realização do encontro mostra os ideais que o livro tem como um instrumento de ação e fortalecimento das práticas pedagógicas: “O livro utilizado na EJA deve respeitar a diversidade e o caráter heterogêneo que essa modalidade de ensino representa. Para isso devemos criar um novo caminho para o consolidarmos esse novo cenário que o Jovem e Adulto pertencem, tendo como referência as Avaliações Nacionais de Educação Básica.”

O evento será divido em três partes: abertura, com a presença da Secretária Betania Ramalho, mesa redonda, com o tema orientações pedagógicas para a escolha do livro didático da EJA, e análises das obras destinadas a escolha, que abrange desde a alfabetização aos anos finais do Ensino Fundamental.

“Estamos frente a um novo desafio e precisamos adequar o ensino às novas situações impostas pelos avanços em todos os campos do saber, para garantir aos nossos estudantes um efetivo suporte aos seus estudos que lhes possibilitem construir a compreensão da disciplina”, declarou a secretária Betania Ramalho sobre a escolha dos novos livros.

Para a secretária a educação estadual tem o grande desafio de garantir uma educação de qualidade para os potiguares, superando os obstáculos que, historicamente, têm negado a melhoria merecida.