quinta-feira, 3 de abril de 2014

Convênio do programa Trabalho, Justiça e Cidadania será assinado amanhã


A Secretaria de Educação realiza amanhã, as 11h, a assinatura de convênio para a realização do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) 2014. O programa conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 21ª Região (AMATRA),  Ministério Público do Trabalho (MPT/RN), Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região e a Associação Norte Rio Grandense dos Advogados Trabalhistas (ANATRA), que será o local da assinatura do convênio.

Este Programa tem em sua essência, atuar ”através de cooperação técnica entre os partícipes, com vistas à conjunção de esforços”, com o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimentos essências a respeito dos seus direitos trabalhistas, com vistas inserção conscientes no mercado de trabalho.

Os órgãos envolvidos realizarão, entre os dias 4 e 5 deste mês, uma formação para os professores de cinco escolas da 1ª Dired (Natal): as Escolas Estaduais Walfredo Gurgel, Francisco Ivo, Ana Júlia, Manoel Villaça e Edgar Barbosa. As palestras da formação ocorrerão na sede a AMATRA e contarão como tutores juízes, advogados, técnicos da área trabalhistas.

Toda a metodologia aplicada proporcionará aos professores uma análise dos subsídios teóricos metodológicos, conhecimentos estes que terão como objetivo a aplicação em sala de aula para os estudantes da rede pública.

Criado em 2004, o programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, desenvolvido em parceria com os TRTs de todo país.

Núcleo para a Paz e Direitos Humanos realiza palestra em Bento Fernandes


O Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos (NEEPDH) percorre todo o RN participando de encontros, formações e palestras mostrando quais são os caminhos para uma política de pacificação e socialização nas escolas.

Essa semana João Maria Mendonça, professor e coordenador do núcleo, esteve no município de Bento Fernandes, localizado no agreste potiguar, para participar de formação promovida pela Secretaria de Educação e programa RN Vida. A formação contou com a presença de professores e alunos da cidade e região.


Em parceria com os demais órgãos da Secretaria de Educação, o NEEPDH acompanha organizam a interlocução das atividades junto as escolas estaduais, tendo como orientação as diretrizes que a SEEC criou para conduzir a educação para a paz nas escolas.


“Todo o ensinamento que apresentamos nos encontros reforça nossa mensagem, que é a humanização do espaço escolar deve partir da conscientização de nossos professores e a ação colaborativa de nossos alunos em prol de atitudes que promovam um bom convívio entre os que integram o ambiente escolar”, explicou João Maria.