quinta-feira, 20 de março de 2014

Estudante prodígio de 3 anos é destaque em programa da Rede Globo


Nesta semana o programa Mais Você (Rede Globo), apresentado por Ana Maria Braga, mostrou a história do garoto Nícolas de Sousa, 3 anos, que mora com os pais na comunidade Apanha Peixe (Caraúbas). O estudante é considerado um aluno com altas habilidades e é acompanhado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da SEEC.

Durante o programa, Ulisses, professor de Geografia e pai do estudante, falou como o filho vem apresentando sinais de ser um estudante acima da média dos demais alunos da turma: “Eu não sei como ele entende, mas acho que a dificuldade o estimula a estudar”, explicou o pai ao falar que além de ler e escrever, Nícolas já fala inglês e tem facilidade em aprender sequências longas para a idade, como cantar o Hino Nacional sem errar a letra.


No ano passado, uma equipe no NAAH/S foi a casa e escola de Nícolas para conhecer o estudante e avaliar suas habilidades. As professoras Inês Albano e Ivana Lucena, técnicas da Secretaria de Educação, perceberam que o garoto é uma criança precoce com potencial alto de aprendizagem, mesmo que a idade não permita realizar uma analise mais aprofundada.

O núcleo conversou com os pais e professores e aconselhou que atividades devem ser feitas para que seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo seja preservado. “O menino foi avaliado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades do Estado. E ele recebeu a orientação de continuar estimulando o menino”, comentou Ana Maria Braga. 

Nícolas segue na turma de educação infantil, tendo aulas regulares e com conteúdos de turmas mais avançadas, com atividades que variam e contemplam o desenvolvimento cognitivo e a socialização com outros estudantes da mesma idade. Confira a matéria apresentada no Mais Você clicando aqui.
A Subcoordenadoria de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação divulga o resultado final da seleção de professores para o CENEP, após os recursos, e a convocação dos profissionais.



Educação oferece curso de especialização em ensino religioso


Com mais de 40 anos de existência no Estado, o Ensino Religioso acompanhou as sucessivas mudanças que ocorram na educação do RN nos últimos anos.  Preocupada com a formação docente e com o acompanhamento da educação, a Secretaria de Estado de Educação oferecerá, em parceria com a Faculdade Heitor Sales, um curso de especialização (lato senso) para os professores de ensino religioso da rede estadual de ensino.

Abrindo as atividades do curso, a aula magna a especialização foi realizada na última terça, na Escola de Governo, contanto com a presença do secretário adjunto de Educação, Joaquim Oliveira, o coordenador da comissão de ensino religioso da SEEC, Monsenhor Lucas Batista, Procurador Geral do Estado, Dr. Miguel Josino, e representante da Faculdade Heitor Sales, padre Waldemar.


“O curso tem duração de 12 meses, dividido em 10 módulos, que terá como culminância uma monografia. As aulas serão aqui na capital, sendo que as diretorias regionais de ensino informaram as demandas dos professores para que ajudas de custos sejam ofertadas aos professores que residem no interior do Estado”, explicou a coordenadora do curso, profª Maria Augusta. A primeira turma contará com 40 alunos.

Para o secretário adjunto de Educação a essência de ser docente é saber trabalhar com o indivíduo e o ensino religioso é uma das disciplinas que deve humanizar a escola: “Nosso principal matéria prima não é o conhecimento, mas sim pessoas. Devemos trabalhar essas pessoas para que no futuro elas possam ter mais chances de cumprir desafios que a vida nos coloca. E para que esse estudante possa ser uma pessoa bem instruída a escola tem que ser humana, que saiba atender suas demandas, e o Ensino Religioso tem essa missão, uma disciplina que pode humanizar toda uma escola”.

A especialização faz parte de uma série de ações que a secretaria de educação realiza para a melhoria da formação docente da rede estadual de ensino e todas as despesas serão financiadas pelo Programa de Qualificação Profissional da Educação Estadual.

Convocação definitiva de professores para as novas turmas de EJA

A subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos divulgou a convocação definitiva dos professores selecionados para as novas turmas de EJA

Resultado de recursos para seleção do CENEP

A Subcoordenadoria de Educação Profissional divulgou o resultado dos recursos para o processo seletivo do CENEP