quarta-feira, 5 de março de 2014

ILEP encerra inscrições este mês


A Subcoordenadoria de Ensino Médio (Suem) recebe até o dia 14 deste mês a documentação dos professores da rede estadual interessados em participar do International Leaders in Education Program (ILEP) - Programa Líderes Internacionais em Educação 2015.  

O Programa Líderes Internacionais em Educação - Brasil (International Leaders in Education Program – ILEP) é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que oferece um intercâmbio de cinco meses nos Estados Unidos para professores de inglês do ensino médio visando a criação de um vínculo cultural dos professores brasileiros com os EUA, aprimoramento a excelência no ensino da língua inglesa, o desenvolvimento relações produtivas bilaterais e contribuir com o ensino transformando os professores em líderes-multiplicadores do conhecimento adquirido no programa.

Para participar os professores devem ter experiência de no mínimo cinco anos em sala de aula, ter fluência oral e escrita em inglês, pouca ou nenhuma experiência acadêmica ou profissional no exterior e estarem atualmente exercendo a função de professor em sala de aula.  Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, carta de recomendação da escola e o currículo resumido.

Etapas do programa

O curso de aperfeiçoamento terá início em janeiro e será concluído em maio, em uma universidade americana. Antes disso uma série de etapas será realizada pelo professor, Secretaria de Educação, Consed e a Embaixada dos Estados Unidos, que vai da análise dos currículos, entrevistas com os candidatos, análise do documentação por comissão estabelecida em Washington DC, convocação dos selecionados para preencherem a documentação para viagem, entrevista para visto americano e reuniões preparativa para o programa.

Os professores selecionados para o ILEP 2015 terão todas as despesas pagas, como transporte, alimentação, hospedagem e atividades educacionais. A bolsa oferece: assistência para o visto de intercâmbio (J-1); orientação pré-partida no Brasil; passagens aéreas de ida e volta Brasil - EUA - Brasil; boas-vindas em Washington DC; custos/taxas para participação no programa; hospedagem; seguro-saúde; ajuda de custo para alimentação e outras despesas; ajuda de custo para compra de um laptop para atividades acadêmicas; além de oportunidade de submissão de proposta para apoio financeiro a projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido.

A documentação deve ser enviada para a Suem, em apenas um arquivo PDF, por meio do correio eletrônico suem@rn.gov.br contendo ILEP 2015 no campo assunto do e-mail.

Documentação necessária para inscrição:

Foto colorida Recente.

Dados do Censo devem ser enviados até 20 de março


Desde fevereiro encontra-se aberto o Sistema Educacenso para a coleta de dados sobre a situação dos alunos das redes pública e privada do Estado. As escolas terão até 20 de março de 2014 para acessar  a página do Educacenso e preencher os dados de rendimento ou movimento dos alunos.

Todas as informações sobre o ano letivo de 2013, como o rendimento que os estudantes obtiveram durante as avaliações, serão utilizadas como base para o cálculo do Ideb e, por isso, devem serem lançadas até a data limite.

A coleta dos dados do módulo Situação do Aluno contempla a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica e tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento, no final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na matrícula inicial do Censo Escolar.

Informações como aprovação, reprovação, transferência e falecimento devem serem informadas na plataforma. Com esses dados o Ministério da Educação, junto com as Secretarias Estaduais de Educação, terão um mapeamento, escola por escola, a situação do Ensino no país.

O ano letivo 2013, para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), só é concluído quando todas as escolas participam do censo, pois somente dessa forma o instituto produzirá os relatórios sobre o ano letivo em aberto.

Acesse a Cartilha do Módulo e Situação do Aluno para saber como é realizado o procedimento dos dados pelas escolas. O prazo é até dia 20 de março. A Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte organiza e monitora as ações do censo por meio da Assessoria Técnica e Planejamento. Em caso de dúvidas, ligar para 3232-1353 ou 3232-1357.