terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa abre inscrições


Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Podem participar da competição professores e estudantes de escolas públicas de turmas do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O prazo segue até o dia 30 de abril.

Valorizando a interação das crianças jovens com seu meio, a quarta edição da Olimpíada adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade. A proposta é estimular, também, o exercício da cidadania.

Nesta edição (2014), todo o processo de inscrição e adesão, digitalização dos textos selecionados na etapa escolar e avaliação nas demais etapas será realizado pela internet. O regulamento completo está disponível na página oficial da olimpíada.

Entre as categorias concorrentes, Poemas (para alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental), Memórias Literárias (para alunos do 7º e 8º ano do ensino fundamental), Crônica (9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio) e Artigos de opinião (2º e 3º anos do ensino médio).

Além de um concurso que promove o desenvolvimento da competência escrita, a Olimpíada se propõe a contribuir para a melhoria das práticas didáticas escolas. Assim, se propõe a colaborar com formação dos educadores, principalmente por meio da distribuição dos materiais com orientações pedagógicas.

Reconhecimento

Ontem (24), na cidade de São Paulo, ocorreu o evento de lançamento oficial da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - Edição 2014. Dentre todos os professores participantes do país, apenas três foram convidados a participarem o evento, que abre a olimpíada, para contarem a experiências exitosas com o certame.

Dos três professores, um foi o potiguar Ladmires Carvalho, professor da Escola Estadual José Fernandes Machado, que na última edição da competição foi o responsável por orientar a aluna Taiana Cardoso (18), vencedora nacional na categoria Artigo de Opinião com o texto: "Natal: noiva do sol, amante da prostituição".

“Taiana usou argumentos fortes, refutou muito bem. Colocou muitos argumentos de autoridade e conseguiu defender com consistência o seu ponto de vista. Foi fruto de um trabalho de quase um ano. Desde o início do período do ano letivo estamos envolvidos em oficinas e desenvolvendo as habilidades dos alunos”, enfatizou Ladmires Carvalho, ao explicar o processo que a aluna utilizou na escrita do artigo vencedor.

Retificação de resultado da seleção para as novas turmas de EJA

A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA, através da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos – SUEJA, divulga o resultado da seleção de professoras para as novas turmas de EJA, após analise de recursos, de acordo com os Editais N° 005/2013 e 007/2013.