quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Nota de esclarecimento

A Diretoria do SINTE-RN, juntamente com a sua Coordenadora Fátima Cardoso, foi recebida nesta manhã do dia 12 de fevereiro pela Chefe de Gabinete da SEEC, Profa. Yraguacy Araújo, seguindo orientação da Secretária Betania Ramalho.

Ao contrário do discurso de que o Governo não dialoga, o SINTE foi recebido mesmo sem haver marcado audiência.

A SEEC, por meio da Chefe de gabinete, informou que os seus projetos de lei que tratam do porte das escolas, do reajuste dos professores e da progressão horizontal (concessão de uma letra) estão prontos, aguardando a abertura do ano legislativo, o que acontecerá segunda, dia 17 do corrente mês. Na ocasião, a Chefe de Gabinete ressaltou que esses benefícios foram anunciados pela Governadora Rosalba Ciarlini, antes mesmo da deflagração da greve e já estavam na programação da Secretaria para este início de ano.

Acreditamos que o projeto de Correção do Rumo da Educação do RN, que tem à frente a governadora Rosalba Ciarlini, está em pleno curso, resgatando direitos represados e valorizando os professores, como há anos não se via em nosso Estado. 

Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte


Coordenadoria de Desportos anuncia novidades para 2014


Na manhã desta quarta-feira (12), a Coordenadoria de Desportos da Secretaria de Educação (CODESP) realizou encontro com todos os coordenadores de educação física das diretorias regionais de ensino. O encontro ocorreu na sede da coordenadoria. O objetivo da reunão foi a socialização das novas determinações da SEEC, como as cargas horárias dos professores e mudanças nos jogos escolares organizados pelo Estado.

Com a adequação as atividades esportivas, a carga horária dos professores de educação física foi modificada, permanecendo às 20 horas, mas com a seguinte divisão: 12h de atividades teóricas e esportivas e 8h destinadas ao acompanhamento dos estudantes que participarão de competições, como o Jerns. Outro ponto discutido foi o Fórum Estadual de Educação Física, que promoverá cursos e aperfeiçoamento das práticas esportivas.



Para o ano de 2014, a CODESP fará a substituição do Campeonato das Escolas Estaduais e Municipais da 1ª DIRED (CEMS) pelo Jogos Escolares das Escolas Estaduais (JEES). “Essa mudança dará aos estudantes de todo o Estado a oportunidade de participarem da competição entre as escolas estaduais da rede. Antes os jogos eram restritos aos alunos da Grande Natal e havia essa vontade de estende-la por todo o Estado”, explicou Gileno Souto, esportista responsável pela CODESP.

O Jerns 2014 terá uma novidade em relação as suas categorias. Alinhando-se as regras das competições nacionais, a edição dos jogos deste ano terá uma nova categorização de idade nas modalidades. Os estudantes entre 11 a 12 anos farão parte da categoria Mirim, os que estão na faixa dos 13 a 14 anos serão incluídos na modalidade Infantil e os atletas que têm entre 15 a 17 anos serão reordenados para a categoria Juvenil.

Além do coordenador, participaram também da reunião, o chefe do setor de esportes, Jorian Fontes, e do setor de educação física, Paulo César. Despachos administrativos, como calendário de ações e quadros financeiros também foram discutidos no encontro.