segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Direitos Humanos é tema de projeto audiovisual nacional


Visando formar e acompanhar professores por todo o país em práticas audiovisuais, o projeto Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos encerra suas inscrições na próxima quinta-feira (13). Até 10 escolas públicas de Natal serão selecionadas para participarem deste projeto, sendo dois professores inscritos por escola para realizarem oficinas sobre a temática Cinema e Direitos Humanos. A culminância do projeto será a criação de materiais audiovisuais.

As escolas interessadas devem preencher na página oficial do projeto o formulário de cadastro. Após a inscrição, as escolas selecionadas, enviarão seus professores para um curso de formação em audiovisual e direitos humanos, com carga horária de 20 horas, divididos em três encontros. Após essa etapa, estes professores realizarão oficinas semanais em sala de aula, entre os meses de março à abril, com o apoio dos técnicos pedagógicos do projeto. Concluído esse processo, as escolas gravarão seus vídeos.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Universidade Federal Fluminense são as responsáveis pelo projeto. Inventar com a diferença é baseado numa metodologia descentralizadora, onde todos os professores e alunos atuam coletivamente na realização e desenvolvimento das atividades. 

Linguagens e suas tecnologias é tema de curso de aperfeiçoamento


Abertas as inscrições para o Curso de Formação de Professores do Ensino Médio: leitura e escrita em diálogo com a área de linguagens, códigos e suas tecnologias. Contando com 225 horas-aula de formação, o curso tem como objetivo proporcionar aos professores conceitos e técnicas que possibilitem a aplicação das tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para o estudante. As inscrições vão até o dia 21 deste mês.

Voltado para professores do pólo da Grande Natal e do município de Currais Novos, a formação contará com três turmas, duas na capital e uma no interior, de 50 alunos, sendo todas as aulas presenciais. O curso é coordenado pela Profª Dr. Maria da Penha Casado Alves. No total, serão disponibilizadas 150 vagas.

Para se inscrever, os interessados devem entregar a seguinte documentação: cópias do diploma reconhecido pelo MEC, da carteira de identidade, CPF e quitação com o serviço militar (para os homens); formulário de inscrição; declaração de exercício da licenciatura em escola pública e currículo resumido. O formulário deve ser requisitado através do e-mail (secretaria_pem@yahoo.com.br). A documentação deve ser entregue no Setor de Aulas II da UFRN, Campi da UFRN em Currais Novos ou na Subcoordenadoria de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, localizada no Centro Administrativo. 

Utilidade pública:
Curso de Formação de Professores do Ensino Médio: leitura e escrita em diálogo com a área de linguagens, códigos e suas tecnologias.
Inscrições: até o dia 21 de fevereiro
Local de entrega de documentação: UFRN e SEEC
Maiores informações: 3215-3579/3431-2539 ou clique aqui.
Duração do curso: fevereiro à outubro de 2014