terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Educação realiza curso de capacitação com motoristas do transporte escolar


A Secretaria de Estado de Educação promove o primeiro curso de formação para motoristas dos ônibus escolares do Rio Grande do Norte. Está ação é realizada pela Comissão Permanente de Acompanhamento e Fiscalização do Transporte Escolar, em parceria com o Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos, Setor de Transportes da SEEC e a Comissão de Gestão de Contratos da 1ª Diretoria Regional de Ensino e tem como objetivo capacitar os motoristas para situações de risco e adversidades durante sua jornada de trabalho.

O curso consiste em promover a educação para o trânsito, mostrando aos motoristas do transporte escolar da Secretaria de Educação as técnicas de prevenção às drogas e a segurança, visando valorizar e aprimorar o serviço transporte escolar oferecido pelo Governo do Estado e garantindo mais segurança aos estudantes.

Partindo de casos de violências e drogas nas escolas, a Comissão de Transporte Escolar e o Núcleo de Educação para Paz perceberam a necessidade de um acompanhamento maior com os segmentos da escola e viram que os motoristas dos ônibus escolares passavam por situações de risco: “Ao depararmos com alguns casos de violência vimos que muitos motoristas não sabiam lidar com as situações de risco. Então definimos que por meio de palestras e cursos capacitaríamos esses profissionais para poderem agir em diversas situações.”, explicou Pedro Fernandes, presidente da comissão.

As atividades serão divididas em duas partes, nos dias 6 e 7 de fevereiro. O primeiro encontro será realizado na Escola Estadual Professor Peregrino Junior, com motoristas da Zona Norte, e o segundo no Auditório Angélica Moura, na sede da secretaria, com motoristas da Zona Sul. Pedro Fernandes explicou essa divisão: “Optamos em fazer o curso em duas partes seguindo uma orientação do Proerd (Programa Educacional de Combate as Drogas), que traçou esses dois públicos com características e riscos diferentes, sendo necessário adaptamos palestras e ações para cada zona da cidade.”

Para reforçar os ensinamentos dessa capacitação, está sendo produzida uma cartilha, com informações sobre o transporte escolar, sendo três edições: uma para os motoristas, com informações sobre o transito e noções de primeiros socorros, uma para os estudantes, voltada para os direitos e deveres, como a preservação do patrimônio público, e uma para os gestores, que tratará de questões administrativas, como a convocação de reuniões para tratar do transporte escolar.

Além dos setores ligados a SEEC, o curso contará com a intervenção do programa Ronda Escolar, representado pelo Major da Polícia Militar, Arthur Emílio, e a Tenente Coronel Margarida Brandão Fernandes de Araújo. Aproximadamente 50 motoristas participarão dos encontros de capacitação, nesse primeiro momento, em sua totalidade, os profissionais que atuam em Natal.

Utilidade pública:
Curso de capacitação para motoristas do transporte escolar
Data: 6  e 7 de fevereiro de 2014 
Local: Escola Estadual Profº Peregrino Junior (1º encontro) e Auditório Angélica Moura (2º encontro)