quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Nota de pesar

A governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, manifestam o mais profundo pesar pelo falecimento do professor João Faustino Neto, ex-secretário estadual de Educação, ex-deputado e ex-senador.

O Rio Grande do Norte deve a vida pública do ex-secretário muitas das conquistas que hoje beneficiam estudantes e professores do Estado, como a criação da Lei dos Centros Federais de Educação Tecnológica do RN, na década de 60. Ele foi o primeiro diretor da então criada Escola Técnica Federal do RN, em 1968.

João Faustino também foi responsável pela implantação do projeto Escotismo nas Escolas e a execução do Projeto Logos II, em parceria com o Ministério da Educação, que garantiu ao professores não-titulados a habilitação para lecionar em nível de 2º grau. Grande incentivador do esporte, o ex-senador dá nome ao Ginásio Poliesportivo no município de Paus dos Ferros.

João Faustino iniciou sua vida pública como secretário de Educação do município de Natal, foi duas vezes secretário de Estado de Educação e Cultura/RN, deputado federal em quatro legislaturas, integrou o Conselho Federal de Educação e presidiu por seis vezes a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.