quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Complexo Kennedy ganha ferramenta virtual de ensino


A tecnologia educacional está cada vez presente na sala de aula. Sabendo dessa realidade, a Secretaria de Educação tem investido em capacitação pedagógica aliada a inovação tecnológica e coloca mais uma ferramenta a disposição dos alunos. A partir da próxima semana estará no ar, em fase piloto, o portal Click Ideia para as escolas que compõe o Complexo Kennedy. Com conteúdos de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o site ajudará os estudantes dentro e fora da sala de aula.

A ferramenta possibilita a elaboração de roteiros de aprendizagem, separados em três categorias: roteiros novos, em andamento e finalizados. Aos roteiros, é possível vincular grupos de alunos específicos. Desta maneira,será possível criar planos de aula de reforço apenas para os alunos que necessitam da retomada daqueles conteúdos, por exemplo.


A diretora da Escola Estadual Presidente Kennedy, Maria Gorete de Nóbrega, acredita que essa é uma oportunidade única para renovar o ensino brasileiro. "É uma ferramenta extremamente importante que só vem a somar com o currículo da escola. Isso vai ajudar a transmitir o conteúdo em tempo real para uma geração que já vem com isso de casa", afirma. A escola pretende trabalhar com a ferramenta tão logo os professores estejam capacitados. 

A perspectiva é de que o site já comece a ser utilizado ao longo deste bimestre, e há a possibilidade de inclusão de novo conteúdo a pedido da escola: o estudo de língua espanhola também pode ser contemplado em breve pelo ClickIdeia.


O gerente de operações do ClickIdeia, João Fontão, destaca a importância do desenvolvimento de projetos do tipo para os alunos de hoje. A tecnologia, que está presente no cotidiano dos estudantes, não pode ficar ausente do contexto escolar. "É imprescindível criar esse interesse nos alunos, por meio de jogos e vídeos, como fazemos no site. Ao mesmo tempo em que isso é um novo atrativo para as aulas, estamos auxiliando os professores", comenta.

A preocupação com a contextualização do conteúdo para cada uma das regiões também é notória. No mês de novembro, será lançado o jogo Terra dos Mártires, que sistematiza o conteúdo de história regional de forma lúdica e acessível para quem visita o ClickIdeia. Fontão também ressalta a expansão das plataformas para dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Além do Terra dos Mártires, que ainda será disponibilizado, outros jogos e aplicativos lançados pela empresa já estão disponíveis na loja Google Play, para celulares Android.


“Um avanço na inclusão digital”, assim a professora formadora o Instituto Kennedy, Regina Costa, defini o Click Ideia. Durante esta semana, 120 professores estão em formação para incorporarem as atividades do site nas Escolas Estaduais Presidente Kennedy, Edgar Barbosa, Joaquim Torres e Manoel Vilaça. “Estamos sempre adequando a realidade de cada escola com o que o portal pode oferecer. Cada escola vive um contexto e que deve ter a tecnologia em sua disposição para melhorar a qualidade de ensino”, ressaltou Regina.