quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mostra reunirá experiências exitosas dos conselhos escolares


Abertas as inscrições para a Mostra Nacional de Conselho Escolar: “queremos um bom conselho”, evento integrante das ações do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Entre os dias 13 de janeiro a 17 de março, através do site oficial, serão realizadas as inscrições das escolas públicas. Podem participar as escolas que desenvolve atividades, ações ou experiências exitosas na atuação do conselho escolar.

Com o objetivo de disseminar relatos que expressem o potencial de transformação da realidade da escola por meio da participação das comunidades escolares, tornando pública a atuação dos conselheiros escolares das instituições públicas de ensino em educação básica por todo o país, a mostra incentivará o fortalecimento e a consolidação do papel do conselho escolar junto a comunidade escolar, buscando a melhoria na educação.

A Secretaria de Estado de Educação, professora Betania Ramalho, aponta a importância da consolidação dos conselhos: “A execução das ações dos Conselhos Escolares são, para nosso entendimento, fundamentais para darmos nosso apoio e impulso na gestão democrática da escola, fortalecendo, estimulando e efetivando a consolidação de uma escola justa e democrática”, frisou a secretária.

As Diretorias Regionais de Ensino (DIREDS) são as responsáveis por realizar a divulgação da mostra, acompanhando as ações e a inscrição dos participantes. Serão duas categorias que receberão os relatos das escolas: Gestão Democrática e Melhoria da Qualidade da Educação. A primeira categoria avaliará as ações que mobilizaram as escolas, bem como a participação dos estudantes. Nessa vertente também será levado em consideração as práticas relacionadas à eleição de gestores. A outra categoria terá como principal linha de avaliação as formas que foram implementadas para a melhoria das condições no ensino, como atuação em bibliotecas, merenda, laboratórios, transporte escolar e o Projeto Político Pedagógico.

As inscrições devem serem feitas no site www.bonsconselhos.org.br. Não serão aceitas inscrições via Correios. Após a primeira etapa, 20 escolas serão visitadas pelos jurados para terem suas experiências avaliadas in loco, dessas 10 instituições terão suas experiências reconhecidas pelo MEC, Agenda Pública, CNTE, UNDIME, CONSED e UNICEF.