quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Escolas estaduais são preparadas para o início do ano letivo

A Secretaria de Estado da Educação promove a partir desta quinta-feira (19), a Jornada Pedagógica da 1 ª Diretoria Regional de Educação – DIRED, que compreende as escolas estaduais de Natal, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Macaíba. O evento vai até a sexta-feira (20), na Escola de Governo, com palestras, oficinas e salas temáticas. O objetivo é preparar gestores e técnicos das escolas para o ano letivo de 2014, que será iniciado em 22 de janeiro.

“Essa etapa da jornada garante momentos de reflexão, aperfeiçoamento e debate das metas para uma escola pública que precisa proporcionar ao aluno uma educação de qualidade. Para isso, iniciamos com uma jornada pedagógica no Centro de Treinamento da Emater – CENTERN, em São José de Mipibu, onde reunimos os técnicos das 16 diretorias regionais e discutimos as metas e estratégias para 2014. Agora partimos paras as jornadas regionais, com os técnicos das escolas”, destacou a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho. A secretária participa nesta quinta-feira (19), das jornadas de Apodi e Umarizal, retornando a Natal nesta sexta (20), para encerrar a jornada da 1ª DIRED.

Após esses trabalhos, as escolas realizarão, até uma semana antes do início das aulas, as suas próprias jornadas, adequando as recomendações e metas traçadas nos encontros com as DIRED. “As escolas têm suas próprias demandas, que devem ser discutidas nessa oportunidade. Logo, a construção do plano de metas e estratégias para 2014 deve considerar não apenas o programa da Secretaria da Educação, mas as características da região e da comunidade escolar em que a unidade está inserida”, explicou o coordenador das diretorias regionais de Educação, Eduardo Colin.

Desde 2011, a Secretaria de Estado da Educação promove jornadas pedagógicas nos períodos que antecedem o início do ano letivo e do segundo semestre de aulas, colocando em prática o planejamento para se alcançar as metas traçadas pelo programa de Educação do Estado.

Termina domingo período de matrículas para as escolas estaduais

Termina no próximo domingo (22), o período de solicitação de matrículas para os estudantes que pretendem ingressar na rede estadual de ensino. Os interessados devem acessar o www.sigeduc.rn.gov.br, selecionar duas opções de escolas e solicitar a matrícula. A seleção dos estudantes por escola se dá através de critérios definidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, como proximidade com a escola, se já possui irmão estudando na unidade e se o aluno está na faixa etária escolar adequada. O resultado do processamento será divulgado no dia 30 de dezembro.

Até o momento, 130 mil estudantes solicitaram suas matrículas por meio do SIGEduc. Do total, 33 mil é o número de novos alunos, que irão ingressar na rede. Os demais correspondem a renovações. A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, destaca que as renovações devem ser feitas de forma automática, pela equipe das secretarias das escolas. “Isso significa dizer que todos os alunos que já estão na rede tem suas vagas garantidas nas unidades em que estudam hoje. Eles apenas precisam manifestar esse desejo na secretaria da escola”.

A secretária ressalta ainda que todas as escolas estaduais estão abertas para auxiliar os pais e alunos que não tem computador em casa e precisam acessar a internet para solicitar a matrícula.”Para isso realizamos um treinamento com os técnicos dessas unidades, em todas as regiões, no período que antecedeu a matrícula. Por ser o primeiro ano que o sistema está sendo utilizado em todo o Estado, estamos vivendo um período de experiência e adaptação. Embora, até o momento, as solicitações venham ocorrendo com tranqüilidade.”

O coordenador das diretorias regionais de Educação, Eduardo Colin, lembra aos pais e alunos que uma das exigências na hora de solicitar a matrícula é a utilização do CPF. “Foi necessária a utilização do CPF para evitarmos a duplicidade de matrículas. Quando isso acontece, um estudante que realiza mais de uma solicitação acaba tomando a vaga que poderia ser de outro. Portanto, os interessados que ainda não possuem CPF devem procurar uma das 16 Diretorias Regionais de Educação – DIRED, em todo o Estado, para fazer o seu cadastramento de forma mais rápida. O cadastro do documento também pode ser feito nas Centrais do Cidadão.”