sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

II Seminário Integrador das Escolas debate projeto Um Computador por Aluno


O II Seminário Integrador das Escolas Um computador por Aluno (UCA) do Estado do Rio Grande do Norte foi realizado nesta sexta-feira (06) no auditório Angélica Moura da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC). O evento teve o objetivo de socializar experiências de utilização de tecnologias digitais nas escolas públicas do estado para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso de laptops educacionais.

A secretária de educação do estado, Betânia Leite Ramalho, falou que o uso das tecnologias é um novo referencial de aluno, que passa a ter autonomia no aprendizado. "Precisamos das tecnologias para aprender a mergulhar nesse universo, uma vez que a aula dada tradicionalmente contempla a figura do professor como único responsável pelo saber. Essa nova configuração faz com que todos produzam, aprendam e troquem experiências entre si", disse. Betânia Ramalho lembrou ainda do Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduc), que realiza matrícula e plano de aulas com o uso da internet.

A Secretaria de Educação à Distância (SEDIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), representada pela profª Dra. Maria Carmen Freire Diógenes Rêgo, tem sido o órgão responsável pela gestão e logística do projeto. A SEDIS tem a função de fomentar a educação na sua modalidade à distância, estimulando o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC's) para o processo de ensino e aprendizagem.

A bandeira de uma pauta de continuidade do projeto UCA junto ao MEC foi levantada entre os envolvidos, uma vez que em 2013 foi o último ano de funcionamento do projeto. Sendo assim, na próxima semana uma comissão do Rio Grande do Norte vai à Brasília tentar resolver o imbróglio.

O evento também contou com a participação da profª.dra. Elizabeth Almeida, que ministrou a palestra intitulada Planejamento Curricular: uso das TIC no processo pedagógico com foco no laptop UCA. Em seguida foram exibidos pôsteres, servido um almoço, mostra de trabalhos, premiação e cofee break no final da tarde.

Histórico do projeto

O projeto UCA foi lançado oficialmente do Brasil em junho de 2006 e está a cargo da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC). No Rio Grande do Norte o projeto foi inciado em 2010 sob a coordenação da profª Dra. Apuena Vieira Gomes, contando com a presença da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 2013 assume a coordenação do projeto a profªDra. Adja Ferreira de Andrade, dando continuidade aos trabalhos de formação e gestão do projeto, acompanhamento dos multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Estadual (NTE) e Municipal (NTM) e dos professores das escolas contempladas.

Os critérios usados pelo MEC para escolha das 10 escolas contempladas no Rio Grande do Norte foi organização, estrutura e conectividade com internet sem fio.

Os equipamentos recebidos têm 1,5kg, uma tela de sete polegadas, capacidade de armazenamento de 4Gb, 512Mb de memória, bateria com autonomia de três horas.

Escolas públicas contempladas

E.E. Profª Josefa Sampaio (Natal)
E.E. Manoel Carneiro da Cunha (Extremoz)
E.E. Maria Cristina (Parnamirim)
E.E. General João Varela (Ceará-Mirim)
E.E. Antonio de Azevedo (Jardim do Seridó)
E.M. Janduís I (Assu)
E.M. Profª Rizomar F. Barbosa (Ipanguaçu)
E.M Professor Herly Parente (Natal)
U.E. VII João de O. Confessor (Santa Cruz)
E.M. Profª Francisco Azevedo (São Paulo do Potengi)