quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Secretária Betania Ramalho recebe comenda da Polícia Militar


A secretária de Educação Betânia Ramalho recebeu da governadora Rosalba Ciarlini a comenda do Mérito Policial Soldado Luiz Gonzaga em alusão a cerimônia em comemoração aos 179 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A solenidade também marcou os 50 anos do Hospital Central Coronel Pedro Germano, gerido pela PM.

O evento aconteceu no auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal, e contou com a presença de militares, autoridades civis e colaboradores da segurança pública do RN.

Esta é a mais alta condecoração da Polícia Militar, entregue àqueles que prestam importantes serviços à Segurança Pública do Estado. Profissionais civis e militares da área da saúde também receberam as homenagens da PM, com uma medalha comemorativa ao cinqüentenário do Hospital da Polícia Militar.


Mais de cem personalidades foram homenageadas – entre os civis, os secretários de  Ação Social, Shirley Targino; da Saúde, Luiz Roberto Fonseca e da Comunicação, Paulo Araújo; o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta; o presidente da Câmara de Vereadores, Albert Dickson; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Aderson Silvino e o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis. Entre os militares o vice-almirante da Marinha, Marcos Nunes Ribeiro recebeu a medalha.

PNAIC realiza seminário de encerramento


Nos dias 2 a 4 de dezembro acontecerá o Seminário de Encerramento do Curso de Formação de Orientadores de Estudo do RN, encontro que reunirá os profissionais de educação envolvidos com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tendo como sede dos trabalhos o Hotel Imirá Plaza, os participantes terão desde oficinas pedagógicas à troca de relatos sobre experiências em sala de aula durante os dias do evento.

O PNAIC é uma ação promovida pelo Ministério da Educação, mediante acordo firmado com estados, municípios e entidades. O objetivo é enfrentar um dos maiores desafios da educação em nosso país: a alfabetização de crianças nos primeiros anos de sua escolarização.

Nesse sentido, o Pacto envolve formação continuada dos Professores alfabetizadores e seus Orientadores de estudo, distribuição de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico e tecnologias educacionais; avaliação sistemática da aprendizagem das crianças; gestão educacional, controle social e mobilização.

No Rio Grande do Norte dispõe de 5.613 professores alfabetizadores, atendendo cerca de 112 mil estudantes em todos os municípios do Estado, e exceto Galinhos. Somando todos os outros profissionais envolvidos o número de pessoas que atuam nesse processo chega a mais de 6 mil.

O Pacto é coordenado no estado pela Prof. Dr. Denise Maria de Carvalho Lopes, da UFRN. Na abertura do seminário, ela e o profº Dr. Arthur Gomes de Morais (UFPE) farão a conferência magna com o tema “O processo de alfabetização no PNAIC”. No dia seguinte, terça (3), haverá uma mesa redonda sobre “Alfabetização de crianças e formação de professores”, com educadores das universidades do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Todos os dias do eventos ocorrerão sessões de comunicação entre os participantes, com o intuito de proporcionar a troca de experiências entre os participantes e apresentação de banners sobre projetos executados pelo Estado.

Utilidade Pública:
Seminário de Encerramento do Curso de Formação de Orientadores de Estudo do RN
Local: Hotel Imirá Plaza, Via Costeira, Natal – RN
Data: 2 a 4 de dezembro de 2013 
Informações: 3232-1436