segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Começam as matrículas para a rede estadual de ensino


O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (18), o período de solicitação de matrículas para as escolas estaduais em 2014. O estudante que deseja ingressar na rede estadual tem até o dia 22 de dezembro para acessar o site www.sigeduc.rn.gov.br e solicitar sua vaga. Os alunos que já estão na rede e desejam mudar para outra escola estadual também devem solicitar a sua transferência pelo sistema. Já os estudantes que irão permanecer nas escolas estaduais em que estudam atualmente precisam solicitar a renovação de matrícula nas secretarias das unidades.

Entre as principais mudanças deste ano está a necessidade do aluno apresentar o número do CPF na hora de solicitar a matrícula. Para facilitar o acesso dos estudantes ao documento, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, em parceria com a Educação, formou equipes distribuídas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, para cadastrar o CPF dos alunos diretamente nas escolas. No interior e na capital, o cronograma de cadastramento do CPF continua, mesmo com o início das solicitações de matrícula.

Em Natal, o Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire – CENEP, em frente à Praça Cívica (Petrópolis), será o polo de cadastramento do CPF nos dias 19 e 20 de novembro. Já a Zona Norte começará a ser atendida na semana seguinte. Nos dias 25 e 26, o cadastramento será na escola Miriam Coeli, em Nova Natal. Em seguida, a escola Peregrino Júnior, no Santa Catarina, será o polo nos dias 27 e 28. O cronograma será encerrado na escola 15 de outubro, no Santarém, onde o cadastramento será feito nos dias 29/11 e 02/12.

Matrículas só podem ser feitas pela internet

Testado na matrícula 2013 em Natal, o Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc, está sendo utilizado pela primeira vez para as matrículas nas escolas do interior do Estado. Quando o ano letivo for iniciado, ele vai possibilitar aos alunos, professores, gestores e familiares o acesso aos recursos e informações relacionadas às rotinas escolares. O aluno fará não apenas sua matrícula online, mas acompanhará suas notas e frequências, os conteúdos curriculares, poderá interagir com os professores e outros alunos da turma, receberá comunicados e terá acesso aos dados e mapas de localização da sua escola.

Entre os principais benefícios também estão o aplicativo Diário de Classe para tablets, transparência e acesso aos dados escolares, mapa georeferenciado, com localização das escolas da rede por mapas e rotas de transporte coletivo escolar, dados sobre a vida escolar do aluno e perfil dos professores, por escola, organização das turmas de alunos por série e modalidades de ensino, vagas disponíveis por escola, reordenamento e enturmação de alunos.

Para a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, com a matrícula 2014, o Governo cumpre o seu planejamento de estadualizar o SIGEduc até dezembro de 2013. “O que estamos acompanhando agora é uma verdadeira transformação na gestão da rede estadual, saindo da era do papel e entrando na era digital. Também ficarão no passado as longas filas que os pais enfrentavam para garantir a matrícula de seus filhos nas escolas mais procuradas. É a tecnologia que deu certo na UFRN a serviço da Educação Básica do Rio Grande do Norte”, reforçou a secretária.

O endereço eletrônico para acessar o sistema é o www.sigeduc.rn.gov.br. Mesmo quem não está inserido na comunidade escolar pode conferir algumas funcionalidades, como a consulta às escolas por bairro, distrito ou município, consulta de unidades escolares próximas a sua residência, com a possibilidade de indicação de rotas para se chegar ao local, e visualização do mapa de unidades por todo o Estado.


Cronograma de cadastramento do CPF em Natal

19 e 20/11 - CENEP, Praça Cívica, Petrópolis

25 e 26/11 - Escola Estadual Miriam Coeli, Nova Natal

27 e 28/11 - Escola Estadual Peregrino Júnior, Santa Catarina

29/11 e 02/12 - Escola Estadual 15 de outubro, Santarém.

Alunos do Estado participam de avaliações do Ministério da Educação

Até a próxima quarta-feira (21), estão sendo realizadas em todo o Brasil as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, por meio das quais são obtidos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, e outros importantes indicadores de rendimento escolar do país.

No Rio Grande do Norte, as avaliações são gerenciadas pelo subcoordenador de Avaliação Escolar da Secretaria de Estado da Educação, professor Afonso Gomes. Segundo ele, o SAEB compreende provas de Leitura, escrita, Matemática e Ciências, aplicadas de forma censitária e amostral, dependendo do nível de ensino.

Na perspectiva de uma aplicação bem sucedida em todo o Rio Grande do Norte, o SAEB conta com 63 polos de aplicação, distribuídos em 26 municípios e cerca de 700 colaboradores na equipe de campo, entre técnicos de diferentes setores da Educação do Estado e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME.