segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Educação Básica inicia ciclo de avaliações


Inicia-se hoje a aplicação das provas que medirão rendimentos do ensino-aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino por todo o estado do Rio Grande do Norte. Essas atividades fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do RN. As provas serão aplicadas até o dia 21 de novembro.

Serão três as avaliações aplicadas nas escolas da rede estadual: a ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização, que consiste em provas de leitura, escrita e matemática para turmas de 3º ano do ensino fundamental; a Prova Brasil, exame que avalia as noções de leitura e matemática para turmas de 5º e 9º anos do ensino fundamental; e a ANEB - Avaliação Nacional da Educação Básica, que medirá o conhecimento dos alunos nas áreas de leitura, matemática e ciências para turmas de 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

A ANEB tem caráter amostral, sendo aplicada somente em algumas escolas públicas e particulares previamente selecionadas. Já a Prova Brasil e a ANA são aplicadas em todas as escolas públicas, nos anos avaliados.


O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

A cada dois anos, o SAEB avalia as habilidades dos estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio nas áreas de leitura e de matemática, gerando o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de escolas e redes de ensino.

A partir deste ano também passa a avaliar anualmente as proficiências em leitura, escrita e matemática de estudantes do 3º ano do ensino fundamental, tendo em vista as finalidades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).