quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Conheça os finalistas potiguares no Jovens Embaixadores

Foram escolhidos os quatro finalistas potiguares do programa Jovens Embaixadores. Após uma criteriosa seleção que reuniu técnicos e professores, quatro estudantes irão a Brasília, onde, por uma semana, participarão de atividades ligadas ao programa e de lá saíra o Jovem Embaixador que representará o Rio Grande do Norte na delegação brasileira.


O Programa Jovens Embaixadores proporciona aos estudantes de Ensino Médio, com domínio oral e escrito em língua inglesa e que comprovem, pelo menos, um ano de trabalho voluntariado, a oportunidade de serem representantes de Estado em viagem, de 22 dias, aos  Estados Unidos.




Neste ano, 13 estudantes chegaram à quinta fase do JE, composta de exame escrito. Os classificados passaram para a sexta fase, composta de exame oral, dos quais seis foram classificados para a sétima fase, que consiste em uma visita à residência para comprovação de dados socioeconômicos em relatório. 



O órgão que coordena o projeto na Secretaria de Educação do RN é a Subcoordenadoria de Ensino, que tem a técnica pedagógica Véra Reis como coordenadora do projeto. Juntamente com o técnico Rômulo Gurgel e três professores de língua inglesa, a coordenadoria do programa enviou para à Embaixada dos Estados Unidos os portfólios dos quatro estudantes finalistas. Todos participarão English Immersion, uma semana de imersão na Casa Thomas Jefferson em Brasília, em julho de 2014.

Os classificados foram, respectivamente relacionados com as fotos: Aléx Filipe Câmara Batista Santos (IFRN), Elise Mitra Fernandes Mendonça (Escola Estadual Professora Aída Ramalho), Igor Hugo Barbosa Pinto (CENEP) e Isadora Rocha de medeiros Liberalino (IFRN). 

Aluna potiguar é finalista no concurso "Outras Vozes" da Câmara dos Deputados


As equipes do portal infantil Plenarinho, da TV Câmara e da Rádio Câmara anunciaram o resultado do concurso "Outras Vozes", promovido para despertar nas crianças e jovens de 10 a 18 anos o interesse pela participação política e cidadã. 

O Rio Grande do Norte está presente entre os finalistas com a aluna Maria Eduarda Barbosa, de 18 anos, com o áudio "Recreio Alternativo: Política, o que você tem a ver com isso?" - 1ª colocada na categoria rádio - 15 a 18 anos. Eduarda, que foi aluna da Escola Estadual Santos Dumont, da cidade de Parnamirim, 2ª Dired, estuda hoje na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde cursa Direito.

Dentre os 30 inscritos, os que melhor responderam, em áudio e em vídeo, à pergunta "Política: o que você tem a ver com isso?" serão premiados com tablets e certificados. Os vencedores das demais categorias foram:
  • Thais Aquino Lima, 3 anos, com o vídeo "Uma tal de política" - 1ª colocada na categoria vídeo – 10 a 14 anos.
  • Carla Lujan,16 anos, com o vídeo "Arquivo política" - 1ª colocada na categoria vídeo - 15 a 18 anos.
  • Kimberley Cunha Dias, 14 anos, com o áudio "Política, o que você tem a ver com isso?" - 1ª colocada na categoria rádio - 10 a 14 anos.