segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Parabéns, PROFESSOR!


Acolher os diferentes e motivá-los a desenvolver o melhor de si mesmos;

Abrir as portas da curiosidade, motivo maior de toda verdadeira aprendizagem;

Testemunhar valores, despertando cidadãos éticos, críticos e solidários;

Valorizar a vida em todas as suas manifestações.

Missão de um profissional que faz a diferença!

Professor, parabéns pelo seu dia.

15 de outubro
Dia do Professor

Uma homenagem da Secretaria de Estado da Educação, para todos os professores da rede estadual do Rio Grande do Norte

Educação divulga resultado do processo seletivo 002/SEEC do Projovem Urbano

Abertas as inscrições de chapas para as eleições nas escolas estaduais


Os interessados em concorrer aos cargos de gestor, coordenador pedagógico e financeiro das escolas do estado com processo eleitoral aberto devem, a partir desta segunda-feira (14), realizar a inscrição da chapa em sua escola. O prazo limite para essa etapa é o dia 21 de outubro.

A Comissão Eleitoral Central Permanente da Gestão Democrática fará a homologação das chapas entre os dias de 22 a 25 de outubro. Uma vez homologados, os candidatos só poderão iniciar as campanhas a partir do dia 29 de outubro, até 20 de novembro.

As datas das eleições escolares nas 16 diretorias regionais de ensino serão publicadas, posteriormente, no Diário Oficial do Rio Grande do Norte

A Gestão Democrática nas escolas do Estado do Rio Grande do Norte é uma conquista da comunidade escolar e da sociedade em geral, e se fundamenta na lei Nº 290/2005, que dispõe sobre a gestão democrática no âmbito das escolas públicas da rede estadual de ensino.

Confira o cronograma de atividades:   

Fases
Período
Inscrições das Chapas
14 a 21 de outubro
Homologação das candidaturas pela CECPGD
22 a 25 de outubro
Campanha dos candidatos
29 de outubro a 20 de novembro
Eleições escolares
A ser publicado no DOE

Educação capacita professores para Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa


Será realizado no próximo dia 19 mais uma etapa do processo de formação dos professores inseridos no Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa (PNAIC).  O evento vai acontecer simultaneamente nas 16 Diretorias Regionais de Educação (Direds), envolvendo ao todo 1.050 professores alfabetizadores no estado do Rio Grande do Norte. Em Natal, a formação vai ser na Escola Estadual Floriano Cavalcanti.

Depois da próxima formação, outras acontecerão, nos dias 9 e 23 de novembro, antes do encerramento no dia 14 de dezembro. Porém nos dias 2 e 3 de dezembro, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) organizará um seminário nacional sobre o PNAIC, que envolverá 800 pessoas.

Coordenado pela UFRN no estado, o Pnaic tem o intuito de alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental, aos oito anos de idade, a fim de evitar crianças fora de faixa nas séries seguintes no quesito alfabetização. O papel da Secretaria Estadual de Educação (Seec), nesse sentido, é de fornecer transporte e alimentação aos professores alfabetizadores, o que vem acontecendo desde o mês de maio, quando o PNAIC se iniciou.

Como estímulo de realizar os trabalhos, os 300 orientadores da rede de estudo e outros 45 do estado recebem uma bolsa do Ministério da Educação (MEC) de R$ 760. Esses orientadores que ficam responsáveis pela formação dos professores alfabetizadores, que também recebem uma ajuda de custo do MEC, no valor de R$ 200. Orientadores da rede visitam escolas e pedem que os professores alfabetizadores já pratiquem em sala de aula o que foi ministrado nas formações.

Como metodologia para alcance dos resultados, professores vão utilizar como material de apoio: livros didáticos de 1º, 2º e 3º anos, distribuídos por meio do Programa Nacional do Livro Didático; Jogos Pedagógicos para o apoio à alfabetização; Livros de literatura (bibliotecas para cada turma de alfabetização), por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola, inclusive para crianças com deficiência; Obras de apoio pedagógico para os professores; Apoio da TV Escola, Portal do Professor e Banco Internacional de Objetos.

Do ponto de vista das avaliações, estas serão contínuas em sala de aula, conduzidas pelos professores, utilizando instrumentos de avaliação diagnóstica e de registro de aprendizagem com acompanhamento da tutoria permanente. A aplicação de avaliação universal vai ser feita ao final do 2º e 3º ano, desenvolvida e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Twitter da Educação


Acompanhe as principais notícias da Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte acessando nossa página no Twitter. 

Capacitações, programas, eventos e palestras são divulgados pela página no microblog. Siga o @seecRN e fique por dentro de tudo que acontece pela rede estadual de ensino.