terça-feira, 27 de agosto de 2013

Alunos do Estado participam do Agosto da Alegria

As Escolas Estaduais também estão inseridas na programação do Agosto da Alegria, promovido pela Secretaria Extraordinária da Cultura, em parceria com a Secretaria da Educação. Desde o início do mês, os estudantes da rede estadual participam de festivais, apresentações nas escolas, no Teatro de Cultura Popular e no Teatro Alberto Maranhão.

Nesta quarta-feira (28), a partir das 14h30, no TAM, haverá apresentações do Boi Calemba, da Escola Estadual Francisco Sales Cavalcanti, e da Quadrilha Junina Campeã de festivais, da Escola Estadual Freitas Nobres, ambas de Mossoró. Às 16h, será a vez do espetáculo Paulo Freire, encenado pelos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire – CENEP, com direção do professor e teatrólogo Claudio Cavalcanti.

Na quinta-feira (29), das13h às 18h, haverá festival cultural no Ginásio da Cidade da Esperança. O evento vai envolver alunos de 10 escolas estaduais de Natal, com apresentações de bandas fanfarras, balé e danças folclóricas, como Pastoril, Caboclinhos, Araruna. Participam as escolas Belém Câmara, 12 de outubro, Ferreira Itajubá, Francisco Ivo, Graciliano Lordão, Jean Mermoz, Luiz Gonzaga, Luis Soares, Maria Queiroz e União do Povo.

Plano Estadual do Livro e da Leitura será lançado nesta quarta

A Secretaria de Estado da Educação lança nesta quarta-feira (28), o Plano Estadual do Livro e da Leitura, que estabelece metas e estratégias para nortear o desenvolvimento dos programas e ações na área do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas no Rio Grande do Norte. De acordo com a secretária Betania Ramalho, o documento foi construído com base no Plano Nacional do Livro e da Leitura, e no Guia para elaboração e implantação dos planos estaduais, dos Ministérios da Cultura e da Educação.

A coordenadora estadual do Proler (Programa de Leitura), Erileide Rocha, ressalta que as discussões para a elaboração do Plano Nacional foram iniciadas ainda em 2003, e desde então a equipe da secretaria participa de fóruns nacionais sobre a temática. “Com a conclusão do Plano Nacional, em 2006, a discussão em torno dos planos estaduais foram iniciadas, mas somente agora, na gestão técnica da secretária Betania Ramalho, tivemos apoio para concretizar o Plano Estadual.”

O coordenador de Desenvolvimento Escolar da Secretaria da Educação, professor Marcos Cleber, explicou como se deu a construção do documento final. Segundo ele, houve primeiramente a produção de um texto base, pela equipe técnica da SEEC, com o apoio de professores da UFRN. “Esse documento foi disponibilizado para acréscimo de sugestões e alterações, em consulta pública, realizada no mês de abril de 2013."

"Além disso, realizamos 12 fóruns regionais por todo o Estado, com a participação de professores, leitores, estudantes, especialistas na área, representantes de universidades e entidades interessadas, que aprofundaram a discussão sobre o documento base, para conclusão do texto final”, acrescentou Marcos Cleber.

O texto final será apresentado a partir das 9h desta quarta-feira, durante o VIII Encontro Estadual do Proler, que acontecerá no Auditório Angélica Moura, da Secretaria de Estado da Educação. Na programação, haverá palestra dos professores Josep Ballester e Noelia Ibarra, da Universidade de Valência (Espanha), sobre a Multiculturalidade do Ensino da Literatura. O evento contará ainda com a presença da Secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado.