quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Inscrições para Jovem Senador encerra-se dia 23


As inscrições para o Concurso de Redação do Senado, este ano com o tema “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”, estão abertas até 23 de agosto, data final para envio da redação selecionada pela escola à Secretaria Estadual de Educação do RN.

Uma banca formada por técnicos da Secretaria de Educação selecionará a melhor redação entre as enviadas pelas escolas e a remeterá ao Senado, que classificará os finalistas. O resultado será divulgado no dia 8 de outubro.
Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — serão automaticamente selecionados para participar do Projeto Jovem Senador em Brasília, onde poderão vivenciar o processo de discussão e elaboração de leis, simulando a atuação dos senadores da República.

A legislatura dura três dias e se inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos na ordem do dia e a consequente publicação no Diário Oficial do Senado Federal.

Podem participar do concurso de redação e do Projeto Jovem Senador alunos de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. De 2008 a 2010, houve apenas o concurso de redação. A partir de 2011, os 27 finalistas passaram a exercer o mandato em Brasília.

A Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte é parceria no projeto desde a primeira edição, em 2008 (Na foto os coordenadores esatduais Rômulo Gurgel e Verá Reis diplomam a secretária Betania Ramalho pela cooperação no projeto). De lá para cá o concurso já revelou jovens promissores nas áreas da educação, política, causas sociais e protagonismo juvenil. 

Confira o depoimento de Rômulo Gurgel, um dos coordenadores do RN no projeto Jovem Senador. No vídeo o coordenador fala da importância e ganhos que o projeto proporciona aos participantes.




VI Concurso de Redação do Senado Federal - Projeto Jovem Senador

“Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”
Data limite de envio: 23 de agosto

Endereço: Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte - Subcoordenadoria de Ensino Médio - SUEM 
BR 101 - Centro Administrativo do Estado. Bloco II - 1º Andar - setor 21. Lagoa Nova, Natal -RN CEP: 59064-901