terça-feira, 6 de agosto de 2013

Agosto da Alegria será celebrado pela Educação


A Secretaria de Estado de Educação lançou seu cronograma de atividades que farão parte do Agosto da Alegria, festival realizado pela Secretaria de Cultura e Fundação José Augusto que durante o mês de agosto oferece programação diversificada, com exposições, apresentações folclóricas, shows musicais, lançamentos de livros e intervenções culturais.

As atrações estarão dividas entre os palcos do Teatro Alberto Maranhão, Teatro de Cultura Popular (FJA), Auditório Angélica de Moura (SEEC), ginásios espalhados por Natal, Pinacoteca, e a Biblioteca de Santarém. “Nosso público será os alunos da rede estadual, comunidade escolar e demais interessados, afinal como se trata de eventos abertos esperasse que um número grande de pessoas acompanhem as apresentações que faremos” explicou Geruza Câmara, coordenadora de Arte e Cultura da SEEC, ao falar da expectativa de público presente.

As cidades de Lajes, Caíco, Mossoró também receberão intervenções culturais como incentivos a leitura, apresentação de poesias, Pastoril, recitais, teatros abertos e oficinas teatrais, todas as ações realizadas com o apoio da Secretaria de Educação.

Em Natal os ginásios Valera Barca (Zona Norte), Berilo Wanderley (Zona Sul), Ginásio da Cidade da Esperança (Zona Oeste) e o Sílvio Pedrosa (Zona Leste) serão sede de encontros e apresentações, assim como o pátio da Pinacoteca do estado (antigo Palácio do Potengi) e no auditório da Biblioteca Escolar Américo de Oliveira Costa (Biblioteca de Santarém) serão utilizados pelo festival.

Durante este mês a Secretaria de Educação estará divulgando as atrações, datas e horários  por meio do seu site e twitter (@Seecrn) de acordo com a proximidade dos aventos. 

Festival de vídeo aborda relação estudante-aluno


Portal Ensino Médio EMdiálogo lançou o II Festival de Imagens, concurso que contará com a criação de vídeos produzidos por alunos de ensino médio da rede estadual de ensino. Trata-se de um festival temático anual que tem como objetivo principal estimular a expressão de estudantes do ensino médio sobre escola e juventude por meio da produção audiovisual. Os vídeos selecionados serão aqueles que dialogarem com o tema: A Escola, a aula e eu.

O festival acontece na própria internet, no Portal EMdiálogo, no período entre 13 a 27 de setembro de 2013. Poderão ser inscritos vídeos com duração de até 5 minutos, realizados por estudantes matriculados em escolas públicas de ensino médio e que estejam de acordo com o tema proposto. Os vídeos poderão ser obras de ficção, documentário, animação e experimental.

Esta é uma ação do Projeto Portal Ensino Médio EMDiálogo iniciado em junho de 2009 por integrantes do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e do Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense, com o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC).

Este festival conta com o apoio da Subcoordenadoria de Ensino Médio da Secretaria de Educação do RN. A expectativa é que os alunos despertem, através de ações como está, habilidades com as novas ferramentas de expressão, neste caso a audiovisual.