segunda-feira, 29 de julho de 2013

Seminário aborda a educação para pessoas com deficiência

Aconteceu na tarde de hoje (29) a abertura do Seminário de Formação Intersetorial do Programa de Benefícios de Prestação Continuada - BPC Escola. Realizado no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, Natal, o evento reuniu diversas autoridades que direta e indiretamente atuam com pessoas portadoras de deficiência ou que tenham mais de 60 anos e não possa possam prover seu sustento.

“A articulação entre os setores é um dos principais fatores que constitui, por exemplo, uma escola mais acessível para as pessoas com deficiência. O Ministério da Educação, junto com a Secretaria de Educação do Estado e as secretárias municipais de ensino vem construindo uma nova política de inclusão, o que será debatida durante todo o nosso encontro” ressaltou Joiran Medeiros, neste ato representando o Ministério da Educação.

O BPC na Escola, além de ser apoiado pelo programa estadual RN mais justo faz parte do plano de ações do Viver sem Limites, série de ações que o governo federal vem cumprindo para a garantia dos direitos de pessoas com deficiência, como explicou Cleonice Machado, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República: “O BPC na escola faz parte do programa Viver sem limites, que visa resgatar as condições necessárias para que as pessoas deficientes tenham acesso a escola, a uma educação de qualidade e um futuro digno.”

Representando a Secretária Betania Ramalho, o prof. Joaquim Oliveira, secretário adjunto de educação, destacou que são muitos os que necessitam de uma atenção especial e que ela pode está presente em atitudes simples, na vivência com o deficiente: “São milhares de pessoas que necessitam de um apoio, uma palavra, uma ação. Seres humanos que precisam de seres humanos, então, se cada um de nós sairmos desse seminário como um multiplicador estaremos constituindo a maior parceria possível. Dando reconhecimento a quem precisa estaremos, dessa forma, ajudando a essas pessoas que necessitam, afinal, alguém sempre precisa de alguém, e junto podemos mais.”  

Jovens Embaixadores tem inscrições prorrogadas


Foram prorrogadas até 18 de agosto as inscrições para o programa Jovens Embaixadores (JE). Neste ano, serão selecionados 37 jovens que irão aos Estados Unidos e viverão na prática as atribuições de um embaixador. O JE foi criado em 2002 para beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades. Para poder concorrer a uma das vagas para o intercâmbio de três semanas tem que ter liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e boa fluência na língua inglesa.

O programa é dividido em duas etapas: na primeira semana, os estudantes visitam a capital do país,seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores públicos e privados, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Depois, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com outros jovens. 

Para torna-se um Jovem Embaixador é necessário atender alguns requisitos:

• Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos no dia 7 de janeiro de 2014);
• Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
• Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
• Ser aluno do ensino médio na rede pública;
• Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;
• Ter excelente desempenho escolar;
• Ter perfil de liderança e iniciativa;
• Ser comunicativo;
• Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
• Estar engajado, por pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

Mais informações clique aquiOs selecionados viajam em janeiro de 2014 e retornam em fevereiro. O programa conciliou o avanço das redes sociais com as etapas de seleção, prova disso é que as inscrições são feitas por meio da página oficial do JE no Facebook. Clique aqui e faça a sua inscrição!

Seminário de formação sobre BPC na Escola começa hoje


Iniciasse hoje, 29, e vai até o dia 31, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, o Seminário de Formação Intersetorial do Programa de Benefícios de Prestação Continuada - BPC Escola. O evento pretende reunir diversos setores do Governo do RN, como a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Justiça e Cidadania, Secretaria de Trabalho, Habitação e da Assistência Social  e o programa RN  Mais Justo para dialogar as ações no programa. O BPC na Escola está implantado nos 167 municípios potiguares, obtendo para o RN o status de primeiro estado brasileiro a ter 100% das cidades atendidas pelo projeto. As ações do BPC consistem em promover a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência de 0 a 18 anos, garantindo acesso e permanência na escola, por meio de ações articuladas da área de Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos Humanos. O objetivo do seminário é capacitar gestores estaduais e municipais para o programa, tendo em vista a aplicação e o acompanhamento das ações intersetorias. A secretária Betania Ramalho estará presente na cerimônia de abertura que acontecerá logo mais as 14h.