quarta-feira, 24 de julho de 2013

Educação do Campo terá 1ª conferência livre


Amanhã, dia 25, acontecerá, no IFRN Campus Central, a 1ª Conferência Livre de Educação do Campo e Diversidade, evento que será palco de discussões sobre as necessidades e preocupações para a melhoria da educação do campo e a construção de idéias que farão parte das políticas educacionais voltadas para essa modalidade de ensino.

A discussão desse segmento dentro das perspectivas da Conferência Nacional de Educação (CONAE) e de sua edição estadual com enfoque para ações estratégicas que o RN necessita será uma das metas da conferência, bem como sistematização e encaminhamento de propostas para os documentos de referência, integração de todos os níveis, etapas e modalidades da educação escolar para a uma melhor qualidade no ensino voltando ao campo.
Outro ponto importante da conferência será a preposição de reformulações necessárias para que o planejamento de ações articuladas e de estratégias de implementação dos Planos Municipais e Estadual de Educação com base no Sistema Nacional Articulado de Educação.

Essa conferência serve de preparação para a Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014. O Rio Grande do Norte, através do Fórum Estadual de Educação – FEE realizou 18 conferências intermunicipais de Educação, durante o período de 21 de maio a 26 de junho em todo o estado, servindo de articulação para a construção das idéias que serão levadas para as conferências seguintes.

A Educação do Campo é fruto de um processo de lutas e movimentos sociais dos camponeses junto a Secretaria de Educação, buscando a construção de uma sociedade com justiça social. Todo esse processo vem sendo conquistado graças a segmentos existentes no campo, que nas últimas décadas, vem construindo uma política que garante o direito à educação. A 1ª Conferência Livre de Educação do Campo e Diversidade  tem papel importante no que diz respeito à implantação de políticas públicas educacionais para uma demanda que vem crescendo e conquistando espaço, que são os moradores no campo.

Utilidade pública:
1ª Conferência Livre de Educação do Campo e Diversidade
Local: Auditório Central - IFRN Campus Central
Data: 25 de julho das 8h ás 18h

Programação
MANHÃ: 
07h00min – Credenciamento e Café Regional
08h30min – Solenidade e Mesa de Abertura: 
09h00min – Palestra: Cidadania, Vulnerabilidade Social e Educação do Campo. Prof. Dr. Ângelo Magalhães Silva (UFERSA).
09h45min – Conferência: “A Educação do Campo e Diversidade no Contexto da CONAE 2014”. Prof. Dr. Márcio Adriano Azevedo (IFRN).
12h00min – Debate
13h00min – Almoço
TARDE:
14h00min – Colóquios por Eixos (07 eixos conforme a Conferência Nacional de Educação)
16h00min – Lanche
16h30min – Plenária Final para apresentação dos Relatores e aprovação das supressões e ou acréscimos aos 07 eixos
18h00min - Encerramento