terça-feira, 16 de julho de 2013

Tem início os trabalhos da 4ª Conferência Nacional Infanto Juvenil para o Meio Ambiente


O Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado de Educação, participa da 4ª edição da Conferência Nacional Infanto Juvenil para o Meio Ambiente (IV CNIJMA), numa parceria entre os Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, e desenvolvido nas escolas que atendem do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente é uma campanha pedagógica caracterizada pela mobilização e engajamento dos adolescentes e da comunidade escolar em debates sobre temas socioambientais contemporâneos e que refletem as discussões ambientais que a sociedade debate. Trata-se, portanto, de uma oportunidade para que educação ambiental seja incluída no currículo da escola e mobilizá-la para transformação de valores e atitudes em prol da sustentabilidade socioambiental.

Dividas em etapas que vão de conferências locais à nacional, as escolas podem participar da IV CNIJMA constituindo a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade escolar com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. 

Ações ambientais fazem parte das atividades escolares da rede pública estadual

Os alunos, com o apoio da escola, elaborarão um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade. Veja o passo a passo de como realizar a conferência na escola clicando aqui.

A data limite para que está etapa seja realizada será até o dia 31 de agosto. Após o término dessa fase serão realizadas as conferências regionais (optativa), a Estadual (que deve ser realizada até dia 25 de outubro) e terminando no momento máximos dos debates, que será a conferência nacional, a ser realizada em Brasília entre os dias 25 a 29 de novembro. Para maiores informações sobre a conferência procurar a Subcoordenadoria de Ensino Fundamental (SUEF), coordenação responsável pelos trabalhos da IV CNIJMA. Clique aqui e saiba os contatos da Comissão Organizadora Estadual (COE).