quinta-feira, 20 de junho de 2013

Saberes da Terra realiza culminância do Projeto Cidadania


Nesta quinta-feira, dia 20, as 19h, na comunidade Logradouro, município de Porto do Mangue, o programa Saberes da Terra - ProJovem Adolescente Campo - realiza a segunda culminância do Projeto Cidadania, conjunto de ações que os alunos da comunidade desenvolvem para a inserção da comunidade em assuntos ligado ao lazer, educação, ética e cultura. Destinado aos estudantes que não cursaram o ensino médio, o Saberes da Terra proporciona a conclusão do ensino fundamental e profissionalização ao aluno.


Durante o evento será realizada uma mostra de todo o programa Saberes da Terra, bem como atividades realizadas pelos alunos do decorrer das aulas, apresentação de grupos de dança e de capoeira da comunidade formado por participantes do Projovem e encaminhamentos sobre as ações para as turmas futuras de alunos. A turma da comunidade Logradouro é formada por 28 alunos.

Um dos pontos altos da noite será o encaminhamento que os alunos farão na presença dos vereadores do município, os alunos pedirão que a Câmara de Vereadores crie a Lei Municipal de Cultura, que ajudará a proteger e incentivar  os grupos culturais existentes.



"Os alunos querem que movimentos como o Pastoril e o Boi de Reis, existentes na nossa comunidade, sejam reconhecidas , e que as outras ações culturais existentes no município possam ter um amparo legal. Esse anseio nasceu das discussões que tínhamos em nossas aulas" disse Francisco Flávio Felipe, professor de Ciências Agrárias e do Saberes da Terra, ao explicar como os alunos chegaram a decisão de chamar o poder legislativo local para a culminância. 

O Saberes da Terra (Projovem Adolescente Campo) é realizado através da Subcoordenadoria de Educação no Campo. A Secretaria de Educação está presente em todos os segmentos da educação do Estado, da cidade ao campo, levando aos alunos potiguares uma educação de qualidade.