terça-feira, 4 de junho de 2013

Professores participam de capacitação para uso de tablets educacionais

A Secretaria de Estado da Educação realizou nesta terça (04), na Escola de Governo, a Formação Continuada em Tecnologias Educacionais com representantes das 16 Diretorias Regionais de Ensino do Estado com o objetivo de subsidiar os professores multiplicadores e técnicos do Núcleo Tecnológico Educacional no uso dos tablets educacionais distribuídos por toda a rede de ensino.


O avanço das tecnologias digitais viabilizou a inserção de novas formas de dinamizar e auxiliar o professor na hora de se trabalhar em sala de aula. Com os tablets, maior é a eficiência e agilidade das atividades que são feitas dentro da escola, como frequência dos estudantes, lançamento de notas e acompanhamento da estrutura curricular da rede de ensino.



Com o intuito de inserir os professores na cultura digital e auxiliá-lo nesse novo processo de aprendizagem a Secretaria de Estado da Educação além de distribuir os tablets, está realizando a capacitação para um uso mais eficaz desse importante ferramenta e um acompanhamento nas possíveis dúvidas que o mesmo pode trazer.



As formações, que são realizadas em Natal, passaram por um processo de interiorização, levando para as regiões mais afastadas o auxílio necessário de forma bimestral. O curso dividisse em duas etapas, uma presencial, onde o professor multiplicador é capacitado, e uma on-line, onde o mesmo irá interagir com a plataforma e aplicar os conhecimentos adquiridos.




Todos os professores da rede pública de ensino estadual que atuam no Ensino Médio já receberam seus tablets, agora, com formações deste tipo a secretaria de Educação tende a aperfeiçoa e capacitar todos os professores para o uso de aplicativos que servirão de controle para a escola, como a versão mobile do SIGeduc.

Inscrições para o Prêmio Gestão Escolar são prorrogadas até o dia 16 de junho

Foram prorrogadas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar. Com o novo prazo, as escolas que realizaram projetos interessantes na área de gestão, no último ano, podem se cadastrar até o dia 16 de junho.

O objetivo do prêmio é contribuir para a melhoria da educação brasileira, incentivando as escolas a refletirem sobre suas práticas, além de divulgar ações que alcançaram resultados positivos. As unidades participantes terão seus projetos avaliados com relação à gestão pedagógica, participativa, de pessoas e liderança e, por fim, a gestão de infraestrutura.

As escolas que tiverem seus projetos selecionados para a fase nacional serão premiadas com valores que variam de R$ 6 mil a R$ 30 mil. Além disso, os diretores das unidades representantes de cada Estado participarão de um intercâmbio para os Estados Unidos.