terça-feira, 28 de maio de 2013

Secretária da Educação participa de lançamento nacional do Pronatec Empreendedor

Diretor Técnico Nacional do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, Zeca Melo e Betania Ramalho

A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, participou nesta terça-feira (28), em Brasília, do lançamento nacional do Pronatec Empreendedor, realizado em parceria do Ministério da Educação, secretarias estaduais de Educação, instituições de ensino superior e de educação profissionalizante, a exemplo do Sebrae. Participaram do evento o vice-presidente da República, Michel Temer, o Ministro da Educação, Aluízio Mercadante, o presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, Roberto Simões, e o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto.

A meta do programa é levar educação empreendedora para mais de oito milhões de brasileiros até 2014. Segundo o ministro Mercadante, mais de dois milhões já estão matriculados em todo o país e até o final do ano o número deverá dobrar. Já o vice-presidente destacou que o empreendedorismo está muito ligado à aspiração do estudante em progredir profissionalmente e socialmente e que sonha em poder crescer por meio do trabalho.

Comitiva potiguar

Do Rio Grande do Norte, participaram do evento uma delegação de 17 professores das diretorias regionais de Educação. Eles foram convidados pelo Sebrae, por atuarem no projeto Despertar, de Educação Empreendedora, que beneficiou somente no ano passado mais de seis mil alunos da rede estadual, numa parceria entre o governo e a entidade. Além da secretária, a subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC, Suerda Nascimento, o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, e o diretor de Educação do Sebrae-RN, Antonio Carlos, acompanharam a delegação de professores.

Secretária Betania Ramalho e o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo , no estande do programa Despertar

A nova modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego deve ser colocada em prática no segundo semestre deste ano. O Pronatec Empreendedor chega ao Rio Grande do Norte para reforçar os cursos já oferecidos em conjunto pelo MEC, SEEC e instituições ofertantes. Somente nas últimas três edições do Pronatec Educação, cerca de 20 mil estudantes potiguares foram beneficiados com cursos técnicos profissionalizantes e de formação inicial e continuada.

Subcoordenadora de Educação Profissional, da SEEC, Suerda Nascimento, também participou do lançamento

O lançamento do Pronatec Empreendedor ocorreu durante o Encontro Nacional da Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae, no Centro de Eventos Brasil 21. Educadores, especialistas internacionais e reitores de universidades estão reunidos desde o dia 27 de maio para discutir sobre novos rumos da educação empreendedora nas escolas brasileiras. O foco do evento é o desenvolvimento do comportamento empreendedor como parte da formação de novos profissionais.

João Inácio Filho, da Escola Agrícola de Jundiaí-UFRN, e Betania Ramalho. A EAJ é um dos maiores parceiros da secretaria na execução do Pronatec

Experiência de Paulo Freire em Angicos ganhou espaço nas comemorações do Telecurso

 Governadora interage com Zeca Camargo e Roberta Rodrigues


O Rio Grande do Norte foi um dos destaques da programação de aniversário dos 35 anos do Telecurso, no Rio de Janeiro. O ponto alto das comemorações foi o evento que reuniu governadores, artistas, professores e alunos na noite desta segunda-feira (27), no Jardim Botânico, ocasião em que a governadora Rosalba Ciarlini respondeu aos apresentadores da festa, Zeca Camargo e Roberta Rodrigues, sobre a importância do projeto para correção das distorções idade/série de mais de três mil alunos da rede estadual.

Moacir Gadotti fala sobre experiência de Freire

Antes do evento principal, dois painéis ministrados por especialistas da área da Educação destacaram a experiência inovadora do educador Paulo Freire, em Angicos. A metodologia do professor pernambucano, que se tornou patrono da Educação do país, ganhou espaço nas comemorações do Telecurso pela inovação e pioneirismo, tal qual ocorreu com a metodologia da telessala. Os especialistas que trataram do tema foram Marcos Guerra, ex-coordenador dos círculos de cultura de Angicos, e Moacir Gadotti, presidente do Instituto Paulo Freire.

Vilma Guimarães entrega álbum comemorativo do Cinquentenário de Paulo Freire

Durante a programação, no Rio, a diretora geral de Educação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães, entregou um álbum comemorativo do Cinquentenário das 40 horas de Angicos para a professora Betania Ramalho. As imagens foram registradas pela equipe da FRM durante as comemorações promovidas pelo Governo do Rio Grande do Norte, em Angicos, no início de abril. Também foi apresentado um vídeo comemorativo com os melhores momentos do Cinquentenário, produzido pela fundação.

Professores e alunos potiguares nas comemorações do Telecurso

Betania Ramalho saiu satisfeita com a participação do Rio Grande do Norte nas comemorações do Telecurso. Do Estado, além da secretária e da governadora, também participaram alunos e professores de escolas estaduais beneficiadas com o projeto. De Apodi, participaram o professor Caubi Torres e o aluno Francisco Gilliard. De Angicos, o professor Joaquim Azevedo e a aluna Jordania Rodrigues. Já a professora Luzia Anália de Araújo, de Caicó, representou os supervisores das turmas que utilizam o Telecurso em todo o Estado.

Do Rio de Janeiro, a secretária seguiu nesta terça-feira (28) para Brasília, onde participou da cerimônia de lançamento nacional do Pronatec Empreendedor, realizado pelo SEBRAE, em parceria com o Ministério da Educação e as secretarias estaduais. O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, e do Ministro da Educação, Aluízio Mercadante.