terça-feira, 21 de maio de 2013

JERNS 2013 é lançado com festa entre atletas e técnicos





A governadora Rosalba Ciarlini lançou na noite desta terça-feira (21), a edição 2013 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERNS. A solenidade ocorreu no auditório da Escola de Goveno, ocasião em que foi apresentada a nova logomarca da competição e foi feita a entrega de troféus aos atletas e técnicos ouro da última edição dos jogos. Participaram do evento a secretária de Estado da Educação e responsável pelos JERNS, professora Betania Ramalho, e o secretário de Esporte do Estado, Joacy Bastos.

Em meio a um publico de atletas e técnicos, a governadora aproveitou a oportunidade para anunciar a construção de 63 quadras de esportes em escolas estaduais. “Os recursos já estão garantidos, por meio de convênio com o Governo Federal, e a licitação de pelo menos 41 dessas quadras deve sair no segundo semestre de 2013. É um incentivo a mais para o esporte escolar, porque acreditamos que o Esporte deve andar lado a lado com a Educação”, afirmou a governadora.

A interiorização dos Jerns foi destaque na fala da secretaria Betania Ramalho, que anunciou a realização das finais de duas modalidades importantes no interior do Estado. “Este ano, as finais do Futsal, que reúnem um grande número de atletas, irão acontecer no município de Assu. Já as finais do Futebol vão ocorrer no município de Santa Cruz. Essa é uma forma de tornar a competição mais forte em todas as regiões e de incentivar a participação de um número maior de alunos.”

A edição 2013 dos JERNS marca o ingresso do professor Gileno Souto na coordenação de desporto da Secretara de Estado da Educação. Ele tem pela frente a missão de conduzir uma competição que reuniu em 2012 mais de 32 mil atletas, levando-se em conta as fases regionais. 13 mil e 500 estudantes participaram apenas da etapa final, em Natal.

O calendário oficial dos JERNS 2013 está disponível no hotsite http://codesp.educacao.rn.gov.br.

As fotos são de Márlio Forte.

Nova marca dos JERNS é apresentada em cerimônia do Atleta Ouro



A governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, aproveitaram a noite de lançamento dos JERNS 2013 e a entrega de troféus do Atleta Ouro, na Escola de Governo, para apresentar a nova marca dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte.

A marca foi Inspirada nas cores dos arcos olímpicos, sugerindo a apresentação com fita de um atleta de ginástica rítmica, em um movimento crescente, que também representa a evolução do estudante na competição, ao longo dos anos. Pela forma como está apresentada, a mesma figura pode representar ainda atletas de outras modalidades, como um goleiro ao buscar defender a bola. Ao girar a imagem em um ângulo de 90° à esquerda, a marca também se apresenta em forma de pira olímpica.