domingo, 19 de maio de 2013

Aberta as inscrições da Escola de Física 2013

Até o dia 31 deste mês estão abertas as inscrições do processo seletivo que levará professores de física das escolas estaduais de ensino médio para participarem da Escola de Física CERN 2013, que ocorrerá em Genebra, Suíça, dentre os dias 29 de agosto a 06 de setembro.

O CERN, um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no Mundo, retomou o funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons “Large Hadron Collider” (LHC). Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de Educação, destinado a professores de diversos países, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes.

Visando estimular a participação da mais diversa gama de professores brasileiros, a expectativa é levar para o CERN trinta professores de Física do Ensino Médio. Para tanto, a Sociedade Brasileira de Física, através de sua Secretaria para Assuntos de Ensino, com o apoio do CBPF e com recursos oriundos da CAPES, está coordenando o processo de inscrição e seleção de professores brasileiros de Ensino Médio que participarão desse projeto.

Os professores interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Sociedade Brasileira de Física.  As despesas com passagens, seguro e estadia dos candidatos de escolas públicas serão pagas pelos órgãos financiadores do projeto. Para que o candidato esteja apto a vaga ele deve atender as seguintes características: exercer atividade docente em sala de aula de ensino médio, apresentar justificativas de do seu interesse em participar do projeto e mostrar propostas de divulgação das atividades relativas ao curso quando retornarem ao Brasil.

Confira o vídeo do professor Amadeu Albino Jr. Ele fala sobre a Escola de Física e explica como o professor interessado pode participar. Para mais informações procurar Subcoordenadoria de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do RN.