quinta-feira, 2 de maio de 2013

Governo entrega tablets educacionais aos professores de Angicos

 

Nesta quinta-feira (02), foram entregues os tablets educacionais aos professores de Ensino Médio das escolas estaduais ligadas à 8ª DIRED, em Angicos. A entrega foi coordenada pelo secretário adjunto da Educação, professor Joaquim Oliveira e pela diretora da DIRED, Gílcia Soares. Nesta sexta-feira (03), será a vez dos professores da região de Assu receberem seus tablets.

PNAIC é apresentado a professores e gestores da 1ª DIRED

A Secretaria de Estado da Educação apresentou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, a professores e gestores da 1ª Diretoria Regional de Educação – DIRED, de Natal. O encontro sobre o programa, que tem por finalidade alfabetizar todas as crianças até o final do terceiro ano do ensino fundamental, quando elas completam oito anos de idade, se deu no auditório Angélica Moura, da SEEC.

Professores e demais gestores da educação estadual receberam um detalhamento do PNAIC, com exposições da professora Ana Alice Fernandes, e da professora doutora Denise Maria de Carvalho Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar - CODESE, Isabel Pinheiro, destacou aos presentes o quanto é importante discutir a questão para que os envolvidos trabalhem para traçar o objetivo daqui para frente. “A prática do incentivo à escrita e leitura é necessária para colhermos os frutos no futuro”, disse.

O PNAIC foi arquitetado pelo governo federal por meio do Ministério da Educação e tem a parceria das universidades federais, secretarias estaduais e municipais de educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME.

As ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; Avaliações sistemáticas e Gestão, mobilização e controle social.

Câmara dos Deputados abre inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento

Estão abertas as inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento, promovido pela Câmara dos Deputados. Destinado a professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de todo território nacional, o programa de capacitação para a democracia oferece 54 vagas, duas por Estado. Em 2013, ocorrerá a terceira edição. O período de inscrições é de 26 de abril a 26 de maio de 2013.

O programa é voltado para professores que possuam interesse em conhecer de perto a Câmara dos Deputados e obter aprofundamento sobre como trabalhar as temáticas de democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com seus alunos.

A carga horária é de 90 horas, divididas em dois módulos: Módulo Presencial (40 horas) que ocorrerá em Brasília no período de 26 a 30 de agosto; e Módulo de Aplicação, com carga horária de 50 horas, na modalidade a distância. A Câmara custeia passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados participem do Módulo Presencial.

Para participar, dentre outros requisitos, o interessado deve estar trabalhando como professor regente em escola pública, possuir graduação concluída e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com seus alunos.

O conteúdo do programa aborda conhecimentos relacionados à educação para democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em particular, ao Parlamento. É organizado em duas trilhas de aprendizagem:

Trilha 1: O professor como agente de educação para democracia na escola: aborda conceitos e metodologias para atuação como multiplicador de ações de educação para democracia nas comunidades escolares

Trilha 2: Conhecendo o papel do Poder Legislativo para a democracia: aborda conhecimentos sobre a democracia e o Poder Legislativo, de forma problematizada e reflexiva.

O processo seletivo para ingresso no programa consistirá em participação no curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. Para participação no curso, serão disponibilizadas 216 vagas, oito por estado e DF, por ordem de inscrição. Os 54 professores com melhores desempenhos no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, serão selecionados para participar do programa.

Documentos para inscrição – Formulário de Inscrição com o “Termo de Ciência e Recomendação da Escola”, disponíveis em www.camara.gov.br/edulegislativa.