quarta-feira, 20 de março de 2013

Alunos do Estado conquistam 1º lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP

Secretária conhece benefícios do  revestimento de frutos com cera de abelha

Pelo segundo ano consecutivo, alunos da rede estadual do Rio Grande do Norte foram destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, realizada pela Universidade de São Paulo – USP. Com a pesquisa sobre o uso da Cera de Abelha no Revestimento de Frutos, um grupo de estudantes da zona rural de Apodi, foi classificado em primeiro lugar nas categorias Empreendedorismo e Ciências Agrárias, durante a 11ª edição da feira, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de março.

Os alunos potiguares também foram convidados para publicar a pesquisa na revista Inciência e para apresentá-la na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia. O trabalho foi desenvolvido por Antonio Torres Geracino, Francisco Jociel Fernandes e Huguenberg de Oliveira Santos, que cursam o Ensino Médio na Escola Estadual professora Zenilda Gama, de Apodi. A orientação foi da professora Antônia Gidélia da Costa Oliveira.

Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, ocorrido em 2012, os estudantes conseguiram comprovar que o uso da cera de abelha, como revestimento, proporciona um prolongamento na vida útil dos frutos pós colheita. Este ano, para representar o Rio Grande do Norte, na 11ª FEBRACE, foram expostos nove trabalhos. Do total, oito fazem parte da rede estadual e foram selecionados através do projeto Ciências para Todos no Semiárido Potiguar, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, e com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

A FEBRACE é considerada a maior feira de ciências e engenharia voltada para estudantes pré-universitários do país. O investimento do Governo do Estado com passagens, hospedagem e alimentação, para que os oito grupos de estudantes da rede pudessem participar da feira, foi de oitenta mil reais.

“Mais uma vez, estamos muito satisfeitos com os resultados. Acompanhei de perto a apresentação desses projetos nas feiras regionais e posso dizer que eles foram bem elaborados e não ficam devendo a nenhuma iniciativa semelhante em outras redes. Com o esforço dos nossos professores e a parceria com as universidades, os alunos do Estado estão cada vez mais envolvidos nos projetos de iniciação científica e os resultados estão aparecendo. Nossos estudantes estão de parabéns.”, concluiu a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho.

Mais de 300 projetos de estudantes do ensino básico foram expostos durante a 11ª FEBRACE. Os finalistas foram selecionados entre 1.898 trabalhos apresentados em 65 feiras afiliadas em todo o país. Do Rio Grande do Norte, oito projetos científicos de estudantes e professores da rede estadual de ensino foram apresentados:

A PALMA FORRAGEIRA COMO MATÉRIA PRIMA NA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS CASEIROS: UMA ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE PARA O SEMIÁRIDO
Ana Clara de Morais Punes, Francisco de Assis de Oliveira Júnior, Valter Trajano dos Santos, Solange Batista da silva (Orientador)
Escola Estadual Mariana Cavalcanti, LUIS GOMES, RN

ANÁLISE EMPÍRICA DA DIMINUIÇÃO DO NÍVEL DE POLUIÇÃO DA ÁGUA COM A TÉCNICA DE ELETROFLOCULAÇÃO
Jonas Medeiros de Paiva, Marcondes Matheus de Morais Silva, Flávia Kaline de Paiva Silva, José Everton Pinheiro Monteiro (Orientador) e Jorgia Vanessa Alves Dias (Coorientador)
Escola Estadual 11 de Agosto, UMARIZAL, RN

CAPTAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE FUMAÇA NA HIDROPONIA
Francisca Maiane da Silva, Francisco Neilson de Souza, Richard Ramon de Medeiros, Carlos Antônio Barros e Silva Júnior (Orientador)
Escola Estadual Rui Barbosa, TIBAU, RN

COMPARAÇÃO DO RENDIMENTO DO BIODIESEL A PARTIR DOS ÓLEOS RESIDUAIS DE FRITURA
Daniel Sátiro Silva, Rayomara Radna de Araújo Pereira, Ana Yasmim De Oliveira e Lindeberg Ventura Sousa (Orientador)
Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, MOSSORÓ, RN

GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: NEWTON E O PESO DOS CORPOS
Jéssica Milena Alves Gomes, Aleksander Rafael Silva e José Everton Pinheiro Monteiro (Orientador)
Escola Estadual 11 de Agosto, UMARIZAL, RN

LAVA JATO SUSTENTÁVEL
Francisco Caio Dantas, Pedro Henrique de Oliveira Medeiros, Mateus Emanuel Eufrásio da Fonseca e Francisco Adalberto Lopes (Orientador)
Escola Estadual Silvestre Veras Barbosa, ESPÍRITO SANTO DO OESTE (PARAÚ), RN

O USO DA RASPA DA CASCA DO JUAZEIRO NO TRATAMENTO DENTÁRIO
Thais de Oliveira Almeida, Taianny de Oliveira Almeida, Francisco Paulo Ramon Rocha Paiva, Maria do Socorro de Sousa Freire Costa (Orientador)
Escola Estadual Moreira Dias, MOSSORÓ, RN

USO DE CERA DE ABELHA NO REVESTIMENTO DE FRUTOS
Antonio Tôrres Geracino, Francisco Jociel de F. Fernandes, Huguenberg de Oliveira Santos, Antônia Gidélia da Costa Oliveira (Orientador), Wallace Edelky de Souza Freitas (Coorientador)
Escola Estadual Professora Zenilda Gama Torres, APODI, RN

LONDRES
Os projetos O uso da raspa da casca do juazeiro no tratamento dentário e Análise empírica da diminuição do nível de poluição da água com a técnica de eletrofloculação também foram premiados com vagas oferecidas pela Rede Programa Olimpíadas do Conhecimento (REDE POC).

Os dois trabalhos serão apresentados no LIYSF - London International Youth Science Forum (www.liysf.org.uk), a ser realizado de 24 de julho a 7 de agosto de 2013,  no Imperial College, em Londres. O LIYSF oferece oportunidade única de participação em um evento internacional, responsável por atrair estudantes jovens, que desenvolvem projetos científicos no mundo todo.

Inscrições para o Pronatec terminam sexta-feira (22)



Segue até a próxima sexta-feira (22), o período de inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – Pronatec, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o MEC. Até o início da manhã desta quarta-feira (20), cerca de 12 mil estudantes haviam se cadastrado para concorrer a uma das 11.272 vagas ofertadas nos cursos profissionalizantes.

O programa é voltado para estudantes da rede estadual, que estão cursando Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos - EJA. Os cursos de Formação Inicial e Continuada tem carga horária de 180 a 360 horas. Já os cursos Técnicos Profissionalizantes tem carga horária de 800 a 1.200 horas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site www.pronatec.rn.gov.br, onde está disponível a lista completa com todos os cursos oferecidos. Segundo a subcoordenadora de Educação Profissional, da SEEC, Suerda Nascimento, os cursos mais procurados são o de auxiliar administrativo, operador de computador, programador de web, editor de imagens e editor de animação.

Após a inscrição, os candidatos selecionados devem procurar as instituições onde os cursos serão ministrados para efetuar a matrícula, entre os dias 8 a 12 de abril. É necessário apresentar CPF, comprovante de residência e declaração da escola onde estuda. As aulas estão previstas para começar até o final de abril.

Para a secretária de estado da Educação, Betania Ramalho, o Pronatec é fundamental para o desenvolvimento de uma nova escola, porque concilia Educação Escolar com Ensino Profissionalizante. "Além disso, é um passo importante para a Escola de Tempo Integral, pois os cursos serão oferecidos no contra turno, onde os estudantes que têm suas aulas normais pela manhã, poderão participar do Pronatec à tarde ou à noite", conclui a secretária.

No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Educação e o Ministério da Educação realizam o Pronatec em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Escola Agrícola de Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música; com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

Os cursos são oferecidos em 32 municípios polos. São eles: Alexandria, Assu, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Currais Novos, Encanto, Florania, Francisco Dantas, Itajá, Jucurutu, Macaíba, Martins, Maxaranguape, Marcelino Vieira, Mossoró, Natal, Parnamirim, Pau dos Ferros, Patu, Pendências, Portalegre, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Mipibu, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Rio do Fogo, Touros e Vera Cruz.

A seguir, a lista dos cursos oferecidos:

Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, com carga horária de 180 a 360 horas (Divididos por área)

AMBIENTE E SAÚDE
Agente Comunitário de Saúde
Agente de Combate às Endemias
Agente de Desenvolvimento Socioambiental
Agente de Higiene e Beleza Animal
Atendente de Nutrição
Balconista de Farmácia
Cabeleireiro
Cabeleireiro Assistente
Cuidador de Idoso
Cuidador Infantil
Depiladora
Higienista de Serviços de Saúde
Manicure e Pedicure
Maquiador
Massagista
Monitor Ambiental
Monitor do Uso e Conservação dos Recursos Hídricos
Recepcionista em Serviços de Saúde
Vendedor de Produtos e Serviços Ópticos

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS
Ajustador Mecânico
Caldeireiro
Desenhista Mecânico
Eletricista Industrial
Lixador
Mecânico de Automóveis Leves
Mecânico de Máquinas de Usinagem
Mecânico de Máquinas Industriais
Mecânico de Motores a Diesel
Operador de Sonda de Perfuração
Plataformista
Retificador Mecânico
Torneiro Mecânico
Traçador de Caldeiraria

INFRAESTRUTURA
Almoxarife de Obras
Arrumador e Conferente de Cargas
Desenhista da Construção Civil
Eletricista de Linhas Elétricas de Alta e Baixa Tensão
Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
Operador de Empilhadeira
Operador de Retroescavadeira
Operador de Tratamento de Águas e Efluentes
Porteiro e Vigia

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL
Agente de Projetos Sociais
Auxiliar de Secretaria Escolar
Contador de Histórias
Espanhol Básico
Francês Básico
Inglês Básico
Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras css Português)
Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Básico
Monitor de Transporte Escolar
Recreador

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Administrador de Banco de Dados
Desenhista de Produtos Gráficos Web
Instalador e Reparador de Redes de Computadores
Montador e Reparador de Computadores
Operador de Computador
Programador de Sistemas
Programador Web

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER
Agente de Informações Turísticas
Cerimonialista e Mestre de Cerimônias
Condutor Cultural Local
Monitor de Recreação
Organizador de Eventos
Recepcionista de Eventos
Recepcionista em Meios de Hospedagem

GESTÃO E NEGÓCIO
Agente de Desenvolvimento Cooperativista
Agente de Inspeção de Qualidade
Almoxarife
Auxiliar Administrativo
Auxiliar de Pessoal
Auxiliar de Recursos Humanos
Auxiliar Financeiro
Operador de Supermercados
Promotor de Vendas
Recepcionista
Representante Comercial
Vendedor

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN
Assistente de Produção Cultural
Cantor Popular
Confeccionador de Bijuterias
Costureiro
Editor de Animação
Editor de Vídeo
Músico de Banda
Músico de Orquestra
Regente de Banda
Regência de Coral

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA
Padeiro

Cursos Técnicos Profissionalizantes – TEC, com carga horária entre 800 e 1.200 horas.
Técnico em Podologia
Técnico em Logística
Técnico em Secretariado
Técnico em Recursos Humanos
Técnico em Secretário
Técnico em Transações Imobiliárias
Técnico em Panificação
Técnico em Vestuário
Técnico em Mecânica
Técnico em Eletrotécnica
Técnico em Edificações
Técnico em Automação Industrial
Técnico em Petróleo e Gás
Técnico em Segurança no Trabalho

Semana da Água mobiliza escolas estaduais



A Secretaria de Estado da Educação participa das ações da Semana da Água, realizada até a próxima sexta-feira (23), pela Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte - Caern. O objetivo é conscientizar os alunos e a população em geral sobre a importância desse bem natural, através de aulas de campo, caminhadas e campanhas através das redes sociais.

Desde a última segunda-feira (18), as escolas da rede estadual participam de visitas guiadas a locais como a Estação de Tratamento do Baldo, onde os alunos recebem informações sobre o uso consciente da água e seu descarte adequado. De forma prática, eles conhecem como é realizado o processo de tratamento das águas e como essas águas retornam para a rede pública de saneamento. Nos trabalhos de classe, também está sendo abordada a importância do uso consciente da água, no momento em que o Rio Grande do Norte sofre por causa da seca.

A programação da Semana da Água foi criada com a intenção principal de promover a conscientização em relação à importância do uso racional dos recursos hídricos. O evento é realizado em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março) estabelecido pela Organização das Nações Unidas - ONU, em 1992.