quinta-feira, 14 de março de 2013

Professores do Estado são reconhecidos nacionalmente

Estabelecendo uma nova forma de relacionamento com os alunos, através das tecnologias, o professor de Física, Ivanes Oliveira, desenvolveu um projeto interdisciplinar, chamado Laborasucamecatron, que tornou mais atraente e estimulante os conteúdos apresentados em sala de aula. Esse projeto rendeu ao professor o prêmio estadual “Aprender e Ensinar”, do Concurso de Tecnologias Sociais, da Fundação Banco do Brasil.

O concurso contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Revista Fórum possibilitou a ida do professor à Brasília, onde foi realizado o encontro dos finalistas nacionais, em que cada Estado apresentou atividades referentes ao tema.

Em Brasília também esteve a professora potiguar Edilma Cortez, que ministra a disciplina de Língua Portuguesa na Tristão de Barros. Na ocasião, Edilma participou da aula inaugural do curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador – JUBEMI, a convite da comissão de formadores, devido ao seu empenho no ensino do Português em sala de aula.

Os dois professores atuam no programa Ensino Médio Inovador, que a Secretaria de Estado da Educação tem buscado implantar nas escolas da rede, em parceria com o Ministério da Educação. O programa apresenta uma nova forma de executar as atividades, integrando  trabalho, ciência, cultura e tecnologia às diversas áreas do conhecimento.

Semana da Água mobilizará escolas estaduais

A Secretaria de Estado da Educação participará das ações da Semana da Água, que será realizada entre os dias 18 a 23 de março, pela Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte - Caern. O objetivo é conscientizar os alunos e a população em geral sobre a importância desse bem natural, através de aulas de campo, caminhadas e campanhas através das redes sociais.

As escolas da rede estadual participarão de visitas guiadas a locais como a Estação de Tratamento do Baldo, onde os alunos receberão informações sobre o uso consciente da água e seu descarte adequado. De forma prática, os alunos vão conhecer como é realizado o processo de tratamento das águas e como essas águas retornam para a rede pública de saneamento. Também será abordada, nos trabalhos de classe, a importância do uso consciente da água, no momento em que o Rio Grande do Norte sofre vítima da seca.

A programação da Semana da Água com foi criada com a intenção principal de promover a conscientização em relação à importância do uso racional dos recursos hídricos. O evento é realizado em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março) estabelecido pela Organização das Nações Unidas - ONU, em 1992.

Professores do Estado participam de curso da Agência Espacial

40 professores da rede estadual de ensino participarão até esta sexta-feira (15), da quinta edição da Escola do Espaço – Astronomia e Astronáutica, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim. Desenvolvido pela Agência Brasileira Espacial, o curso tem como objetivo mostrar como o professor pode inserir a temática espacial em sala e aula e motivá-lo a se aprofundar nos estudos por meio de especializações e pós-graduações.

O espaço sideral desperta, naturalmente, o interesse dos jovens pela ciência. Nada mais oportuno, portanto, do que utilizar sua temática em sala de aula, para tornar o ensino e o aprendizado das ciências mais atraente. Com a Escola do Espaço os professores receberam capacitação sobre temas ligados as tecnologias aeroespaciais, como satélites e plataformas espaciais, veículos espaciais e astronomia.

Por meio da integração entre a comunidade escolar e as ações brasileiras no campo espacial, a Secretaria de Estado de Educação pretende fortalecer uma cultura do saber que possibilite aos estudantes entenderem como o conhecimento científico pode ajudar na vida escolar e contribuir para a sua escolha nos mais diversos campos de pesquisa oferecidos atualmente.

Educação inicia segundo módulo de formação para o Projeto Conquista



Começa na próxima segunda-feira (18), a formação de professores para o segundo módulo do Projeto Conquista, voltado para as disciplinas de Geografia, Inglês e Matemática. As aulas serão ministradas no Centro de Treinamento da Emater - CENTERN, em São José de Mipibu, até o próximo dia 22, envolvendo professores de 58 escolas do Estado, que oferecem o projeto. Os participantes participarão de palestras e oficinas de capacitação para conhecimento da metodologia da telesala.

O terceiro módulo tem data prevista para acontecer de 29 a 2 de agosto, com as disciplinas de Espanhol, Sociologia e Artes. Já o quarto e último bloco deve ocorrer de 28 de outubro a 1º de novembro, com as disciplinas de História, Física e Artes Visuais.

O Projeto Conquista é realizado pela Secretaria de Estado da Educação, com a Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de diminuir o índice de distorção idade/série no Ensino Médio do Rio Grande do Norte. Para participar, o aluno deve estar matriculado na primeira série do Ensino Médio, ter idade superior a 18 anos e apresentar distorção idade/série.

Além dos critérios citados, o projeto poderá receber estudantes enquadrados no perfil de Jovens e Adultos para o Ensino Médio, com faixa etária igual ou superior a 18 anos, Ensino Fundamental concluído, e que busquem esse atendimento apresentando solicitação de matrícula. A participação do aluno se dá por adesão, desde que atendidos os critérios propostos.

Secretaria da Educação seleciona professores para atuar na pedagogia hospitalar

A Secretaria de Estado da Educação está selecionando professores pertencentes ao Quadro do Magistério Público Estadual, para atuar no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar. Os interessados devem se dirigir à Subcoordenadoria de Educação Especial - SUESP, da SEEC, no Centro Administrativo do Estado, e procurar a equipe pedagógica do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar. O telefone para informações é o 3232.1451.

Segundo a responsável pela SUESP, professora Márcia Ribeiro, o atendimento pedagógico - educacional – hospitalar é um direito de todos os estudantes que, devido às suas condições especiais de saúde, estejam hospitalizados ou sob outras formas de atendimento que impeçam a participação na escola.  “Nesse sentido, a Secretaria da Educação firmou parceria com instituições de saúde que oferecem atendimento a crianças e adolescentes, com o objetivo de atender efetivamente essas demandas.”

Entre as instituições parceiras estão o Hospital Infantil Varela Santiago, Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, Casa de Apoio à Criança com Câncer - Durval Paiva, Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte e Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região-AAPCMR.

Inscrições para o Pronatec são prorrogadas


A Secretaria de Estado da Educação prorrogou até o dia 20 de março as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – Pronatec. Até o início da manhã desta quinta-feira (14), 7.644 estudantes haviam se cadastrado para concorrer a uma das 11.272 vagas ofertadas nos cursos técnicos profissionalizantes e de formação inicial e continuada.

A secretária Betania Ramalho lembra que o país vive um momento de desenvolvimento, com geração de empregos e renda. “Diante dessa realidade, é imensa a necessidade de profissionais qualificados para atuar em um mercado cada vez mais exigente. Daí a importância do Pronatec, que garante oportunidade para o aluno desenvolver novas habilidades e garantir seu espaço no mercado de trabalho.”

Segundo a subcoordenadora de Educação Profissional, da SEEC, Suerda Nascimento, os cursos mais procurados são o de auxiliar administrativo, operador de computador, programador de web, editor de imagens e editor de animação. “Nossos cursos são divididos em duas modalidades. Os cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, tem carga horária de 180 a 360 horas. Já os cursos Técnicos Profissionalizantes – TEC, tem carga horária de 800 a 1.200 horas. Ambos são oferecidos no contra turno.”

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site www.pronatec.rn.gov.br, onde está disponível a lista completa com todos os cursos oferecidos. Podem se inscrever, estudantes da rede estadual matriculados no Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Após a inscrição, os candidatos selecionados devem procurar as instituições onde os cursos serão ministrados para efetuar a matrícula, entre os dias 8 a 12 de abril. É necessário apresentar CPF, comprovante de residência e declaração da escola onde estuda. As aulas estão previstas para começar até o final de abril.

No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Educação e o Ministério da Educação realizam o Pronatec em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Escola Agrícola de Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música; com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.