sábado, 9 de março de 2013

Alunos da rede estadual defendem projetos científicos na USP


Alunos de Umarizal apresentam técnica de eletrofloculação à Secretária


Estudantes e professores da rede estadual de ensino defenderão oito projetos científicos, durante a 11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de março, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. Os estudantes são dos municípios de Mossoró, Umarizal, Apodi, Tibau, Paraú e Luis Gomes.

A delegação potiguar saíra de Mossoró em dois grupos. O primeiro partirá neste domingo (10), às 16h, da UFERSA, em direção à Fortaleza, de onde embarcará para São Paulo. O segundo sairá na segunda-feira (11), também às 16h, seguindo o mesmo trajeto. Durante três dias, eles terão a oportunidade de apresentar seus projetos de iniciação científica em um dos eventos mais concorridos do gênero.

Os projetos foram selecionados, durante as feiras de ciências locais e na Feira de Ciências Estadual, realizada em Mossoró, ao longo do ano passado. As feiras contaram com a participação de estudantes da região de Mossoró, Angicos, Assu, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros, num total de 96 escolas de 67 municípios. Os eventos foram realizados pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, através do Programa de Extensão Ciência para Todos.

“Acompanhei de perto a apresentação desses projetos nas feiras regionais e posso dizer que eles foram bem elaborados e não ficam devendo a nenhuma iniciativa semelhante em outras redes. Com o esforço dos nossos professores e a parceria da UFERSA, os alunos do Estado estão cada vez mais envolvidos nos projetos de iniciação científica e os resultados virão, a exemplo do ano passado, com o reconhecimento dos avaliadores da Febrace. Essa é a nossa expectativa”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho.


Secretária conhece projeto do Lava Jato Sustentável


De acordo com o professor e coordenador do Ciência para Todos, Felipe de Azevedo Silva Ribeiro, “a seleção estadual contou com critérios de avaliação como uso do método científico, criatividade e relevância, clareza e objetividade na exposição do projeto e profundidade da pesquisa. Os mesmos critérios serão aplicados na Febrace pela comissão julgadora, para os trabalhos de todas as regiões do País. Torcemos para que projetos dos estudantes potiguares estejam entre os melhores, a exemplo do que aconteceu nos dois últimos anos”.

Mais de 300 projetos de estudantes do ensino básico estarão em exposição, na Febrace. Os finalistas foram selecionados entre 1.898 trabalhos submetidos diretamente pelos estudantes ou indicados pelos organizadores das 65 feiras afiliadas.

LONDRES
Os projetos O uso da raspa da casca do juazeiro no tratamento dentário e Análise empírica da diminuição do nível de poluição da água com a técnica de eletrofloculação também foram premiados com vagas oferecidas pela Rede Programa Olimpíadas do Conhecimento (REDE POC).

Os dois trabalhos serão apresentados no LIYSF - London International Youth Science Forum (www.liysf.org.uk), a ser realizado de 24 de julho a 7 de agosto de 2013,  no Imperial College, em Londres. O LIYSF oferece oportunidade única de participação em um evento internacional, responsável por atrair estudantes jovens, que desenvolvem projetos científicos no mundo todo.


Secretária conhece benefícios do  revestimento de frutos com cera de abelha











PROJETOS SELECIONADOS PARA A FEBRACE

A PALMA FORRAGEIRA COMO MATÉRIA PRIMA NA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS CASEIROS: UMA ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE PARA O SEMIÁRIDO
Ana Clara de Morais Punes, Francisco de Assis de Oliveira Júnior, Valter Trajano dos Santos, Solange Batista da silva (Orientador)
Escola Estadual Mariana Cavalcanti, LUIS GOMES, RN

ANÁLISE EMPÍRICA DA DIMINUIÇÃO DO NÍVEL DE POLUIÇÃO DA ÁGUA COM A TÉCNICA DE ELETROFLOCULAÇÃO
Jonas Medeiros de Paiva, Marcondes Matheus de Morais Silva, Flávia Kaline de Paiva Silva, José Everton Pinheiro Monteiro (Orientador) e Jorgia Vanessa Alves Dias (Coorientador)
Escola Estadual 11 de Agosto, UMARIZAL, RN

CAPTAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE FUMAÇA NA HIDROPONIA
Francisca Maiane da Silva, Francisco Neilson de Souza, Richard Ramon de Medeiros, Carlos Antônio Barros e Silva Júnior (Orientador)
Escola Estadual Rui Barbosa, TIBAU, RN

COMPARAÇÃO DO RENDIMENTO DO BIODIESEL A PARTIR DOS ÓLEOS RESIDUAIS DE FRITURA
Daniel Sátiro Silva, Rayomara Radna de Araújo Pereira, Ana Yasmim De Oliveira e Lindeberg Ventura Sousa (Orientador)
Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, MOSSORÓ, RN

GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: NEWTON E O PESO DOS CORPOS
Jéssica Milena Alves Gomes, Aleksander Rafael Silva e José Everton Pinheiro Monteiro (Orientador)
Escola Estadual 11 de Agosto, UMARIZAL, RN

LAVA JATO SUSTENTÁVEL
Francisco Caio Dantas, Pedro Henrique de Oliveira Medeiros, Mateus Emanuel Eufrásio da Fonseca e Francisco Adalberto Lopes (Orientador)
Escola Estadual Silvestre Veras Barbosa, ESPÍRITO SANTO DO OESTE (PARAÚ), RN

O USO DA RASPA DA CASCA DO JUAZEIRO NO TRATAMENTO DENTÁRIO
Thais de Oliveira Almeida, Taianny de Oliveira Almeida, Francisco Paulo Ramon Rocha Paiva, Maria do Socorro de Sousa Freire Costa (Orientador)
Escola Estadual Moreira Dias, MOSSORO, RN

USO DE CERA DE ABELHA NO REVESTIMENTO DE FRUTOS
Antonio Tôrres Geracino, Francisco Jociel de F. Fernandes, Huguenberg de Oliveira Santos, Antônia Gidélia da Costa Oliveira (Orientador), Wallace Edelky de Souza Freitas (Coorientador)
Escola Estadual Professora Zenilda Gama Torres, APODI, RN

Professores participam de formação do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa

Começa na próxima segunda-feira (11) e segue até o dia 15 de março, a formação dos orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa – PNAIC, no Rio Grande do Norte. A conferência de abertura está prevista para começar às 8h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluísio Alves - CEMURE.

O PNAIC é uma ação promovida pelo Ministério da Educação, mediante acordo firmado com estados, municípios e entidades. O objetivo é enfrentar um dos maiores desafios da educação em nosso país: a alfabetização de crianças nos primeiros anos de sua escolarização.

Nesse sentido, o PACTO envolve formação continuada dos Professores alfabetizadores e seus Orientadores de estudo, distribuição de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico e tecnologias educacionais; avaliação sistemática da aprendizagem das crianças; gestão educacional, controle social e mobilização.

Segundo a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, por dessas ações, o pacto busca propiciar condições de trabalho para os professores e gestores, de modo a garantir o direito de cada criança de aprender e se alfabetizar. “Nesse contexto, a formação continuada dos Professores e de seus Orientadores de estudo é um eixo central e exige esforços conjuntos.”

No Rio Grande do Norte, a formação será desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, juntamente com a UFRN, Secretarias Municipais de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME.


PROGRAMAÇÃO

Dia 11 de março de 2013
Local: Auditório do CEMURE – Centro Municipal de Referência.

07h30min - Credenciamento e entrega de material

08h30min – Lanche

09h00min - Sessão de Abertura

10h00min Conferência de abertura

Tema: “Alfabetização, currículo e direito(s) de aprendizagem das crianças na escola”.
Conferencista: Profa. Dra. Eliana Borges Albuquerque- CEEL/UFPE
(Integrante da Equipe de Elaboração de Material do PNAIC).
Coord. Profa. Dra. Denise M. de Carvalho Lopes – UFRN

12:00 – Almoço
Local: CAIC – Lagoa Nova

13h30min às 17h30min – Atividades do Curso Inicial
Local: CAIC Lagoa Nova

Dias 12 a 15 de março – Atividades no CAIC
Horário: 08h00min às 12h00min – 13h30min às 17h30min.