segunda-feira, 4 de março de 2013

Secretaria de Educação abre inscrições para o Pronatec

A Secretaria de Estado da Educação abriu inscrições para o Pronatec 2013.1. Nesse primeiro semestre, estão sendo ofertadas 11.272 vagas no total, sendo 10.797 para os cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, e 475 vagas para os cursos Tecnológicos – TEC. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março, no site www.pronatec.rn.gov.br.

Após a inscrição no site, os estudantes selecionados devem procurar as instituições onde os cursos serão ministrados para efetuar a matrícula, entre os dias 8 a 12 de abril. É necessário apresentar CPF, comprovante de residência e declaração da escola onde estuda. As aulas estão previstas para começar na primeira quinzena de abril.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é voltado para estudantes da rede estadual, que estão cursando Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos - EJA. Os cursos de Formação Inicial e Continuada tem carga horária de 180 a 360 horas. Já os cursos Técnicos Profissionalizantes tem carga horária de 800 a 1.200 horas. Ambos são oferecidos no contra turno.

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte e o Ministério da Educação realizam o Pronatec em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Escola Agrícola de Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música; com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

Educação promove formação continuada de EJA


A Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado da Educação, promoveu seminário de Formação Continuada para professores, gestores e pessoal de apoio pedagógico da região de Umarizal, na Escola Estadual Professora Anália Costa. Participaram do encontro, representantes dos municípios de Umarizal, Caraúbas, Olho Dágua do Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes e Riacho da Cruz.
A abertura da formação ocorreu na quinta-feira (28), com a presença de diretores de escolas da rede estadual e municipal, representantes dos segmentos da comunidade escolar, do  Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da ONG Diaconia, vereadores, secretários municipais de Educação e Agricultura de Umarizal, diretora da 14ª DIRED, Maria Eunice e da subcoordenadora de Jovens e Adultos, Ednaide Rêgo.

Estudantes potiguares participam de Imersão Científica para Meninas


Três potiguares forma selecionadas para fazer parte da delegação norte-riograndense que participa, em Brasília, desde o dia 3 de março, do programa “Imersão Científica para Meninas”.  Eduarda Lopes Barboza, aluna da Escola Estadual Santos Dumont, Bruna Gonçalves de Brito Dias e Isadora Rocha de Medeiros, ambas alunas do IFRN, participam das atividades do projeto até o dia 8 de março, com encerramento previsto para acontecer em Manaus.

No total, 90 meninas do Ensino Médio de todo o país participam das atividades do programa, que acontecem em Brasília, onde ocorrerá reunião com autoridades e pesquisadores renomados, e Manaus, onde o Instituto de Nacional de Pesquisas da Amazônia assumirá os trabalhos e coordenará os grupos de estudos coletivos.

Durante uma semana de imersão, as participantes serão apresentadas ao “mundo real das ciências” por meio de atividades práticas que oferecerão ricas oportunidades de ver o mundo das ciências em ação, e momentos de interação com renomadas cientistas. Também ocorrerão visitas a parques ecológicos, aula-passeio pelo rios amazônicos, realização de trabalhos em Centros especializados em Botânica e Nutrição. Ao final dessas atividades as alunas receberão certificados de participação.

O programa faz parte das iniciativas do projeto Ciências Sem Fronteiras, realizado pelo governo federal brasileiro com o apoio da Comissão Brasil-Estados Unidos para Cooperação em Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Educação do RN.

Programa americano promove capacitação de professores da rede pública


A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Embaixada Americana no Brasil e o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, realizam o Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP) que oferece aos professores do Ensino Médio das escolas públicas a oportunidade de participarem de um curso de aperfeiçoamento da docência, com duração de cinco meses, nos Estados Unidos.

O programa tem duração de um semestre acadêmico em universidades americanas, que inclui treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e também o uso de tecnologias em educação. Os professores escolhidos irão aos Estados Unidos entre os meses de janeiro e maio de 2014 e participarão também de  estágio supervisionado em uma escola de Ensino Médio, para que os participantes no ILEP possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

O LIEP tem como objetivo fortalecer a excelência no ensino da Língua Inglesa criando entre os educadores um conhecimento mais amplo sobre a cultura americana e contribuindo para a melhoria do ensino dos professores que, ao retornarem para seus respectivas escolas, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.

Todas as despesas serão financiadas pelo programa que inclui passagens áreas, hospedagem, seguro-saúde, material didático e alimentação. Os professores interessados em participar do ILEP devem ter os seguintes pré-requisitos: ser professor de inglês na rede pública, atuar em sala de aula, ter licenciatura ou bacharelado em língua inglesa, ser brasileiro nato, ter fluência oral e escrita no inglês e ter compromisso com o ensino na rede pública.

Os candidatos interessados em participar do processo seletivo devem enviar sua documentação completa para a Secretaria de Educação até o dia 22 de março de 2013. Entre os documentos necessários estão Formulário de inscrição, currículo resumido, carta de recomendação expedida pela Secretaria de Educação e foto do candidato. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas com a Subcoordenadoria de Ensino Médio – SUEM, da Secretaria de Estado da Educação.

Com projetos como esse, a Secretaria de Educação busca aprimorar seus professores e oferecer uma educação com mais qualidade para os alunos da rede.  Neste mês, 11 professores retornaram dos Estados Unidos, onde realizaram um curso de aperfeiçoamento da língua e de metodologias de ensino pela Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil - FULBRIGHT. Todos eles também foram apoiados pelo Governo do Estado com a concessão de licenças.

Educação promove Reunião de Articulação dos Sistemas de Ensino do Rio Grande do Norte


A Coordenadoria de Articulação com os Sistemas de Ensino - COASE, da Secretaria de stado da Educação, promoveu em fevereiro uma Reunião de Articulação com os Sistemas de Ensino do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu em Natal e reuniu as 16 Diretorias Regionais de Educação – DIREDs, os secretários municipais de educação, técnicos da SEEC e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME.

O objetivo foi apresentar as atribuições da COASE, buscando orientar os sistemas quanto à elaboração e ao desenvolvimento dos Programas e Planos PDE-Escola, Plano Municipal de Educação/PME, Plano de Ações Articuladas/PAR e Transporte Escolar, desenvolvidos no âmbito municipal, buscando consolidar o regime de colaboração no Estado do Rio Grande do Norte. A orientação aos responsáveis pela educação nos municípios do estado foi repassada através de palestras sobre os programas.

A atribuição da COASE segue tendência nacional, a partir da criação da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE, do Ministério da Educação (Decreto nº 7.480/2011). Além de garantir diretrizes educacionais comuns a todo o território nacional, mantendo as especificidades de cada ente federado, o Sistema Nacional de Ensino favorece a efetivação do regime de colaboração entre União, Estados Municípios.

Profissionais do Estado cursam Especialização em Coordenação Pedagógica a Distância


O Programa de Pós-graduação em Educação, ligado ao Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promoveu na última sexta-feira (1º), a aula inaugural do Curso de Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica. O curso vai beneficiar coordenadores pedagógicos da rede estadual, por meio de convênio do Ministério da Educação, através do programa Escola de Gestores em Educação Básica.

O objetivo é capacitar os coordenadores pedagógicos da educação que atuam nas instituições públicas de ensino, desenvolvendo competências para a atuação em organização das atividades pedagógicas, como: reflexão do trabalho pedagógico; estimulação do crescimento de práticas de coordenação de atividades que ajudem na formação estudantil; construção de uma maior reflexão sobre o papel deste profissional no âmbito escolar e aprofundamento de questões sobre a elaboração participativa dos projetos políticos pedagógicos.

250 profissionais em educação da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte tiveram vagas reservadas para o curso de especialização, entre técnicos das escolas estaduais, das 16 Diretorias Regionais de Educação e da própria Secretaria. O público alvo é formado por profissionais graduados em qualquer campo de atuação de conhecimento, que atuem na equipe gestora da escola e estejam em exercícios de suas funções, ligadas à Educação Básica Pública.

Com duração de 420 horas, o curso teve as vagas distribuídas da seguinte forma: 114 vagas para o Polo de Natal (que abrange as Direds de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará - Mirim, Macau e João Câmara); 50 vagas para o Polo de Caicó (Direds de Santa Cruz, Currais Novos e Caicó); 53 para o Polo de Mossoró (Direds de Angicos, Assu e Mossoró) e 33 vagas para o Polo de Paus dos Ferros (Direds de Apodi, Umarizal e Paus dos Ferros).

PROERD realiza workshop de ações preventivas em segurança na escola


O Programa Educacional de Resistência as Drogas - PROERD, realiza no dia 23 de março o II Workshop de Ações Preventivas de Segurança na Escola. O evento está marcado para ocorrer das 8h às 12h30, no CAIC Lagoa Nova.

Com o lema “Segurança e Educação – Uma parceria pela busca de soluções preventivas”, o evento terá oficinas, gincanas e dinâmicas que auxiliem como forma de estratégia de combate as drogas e a violência.

As vagas são limitadas a 60 pessoas, que poderão realizar suas inscrições até o dia 20 de março, na sede do PROERD, localizando no CAIC, após preenchimento da ficha disponível no link: http://www.portal.rn.gov.br/content/aplicacao/sesed_proerd/arquivos/agenda_2012/ficha_workshop.pdf.

Segurança Pública e Ações de Proteção serão debatidas em fórum para educadores


Acontece no dia 16 de março o I Fórum de Segurança para Educadores. O evento está marcado para ocorrer das 8h às 12h30, no auditório do campus central do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFRN, localizado à Avenida Salgado Filho.

O evento é limitado para 600 pessoas. Os interessados devem preencher a ficha disponível no link http://www.portal.rn.gov.br/content/aplicacao/sesed_proerd/arquivos/2013/i_forum.pdf, enviar para o e-mail cipredpm@yahoo.com.br e fazer a doação de 1kg de alimento não perecível no dia do fórum.

O fórum contará com dois palestrantes especialistas na área de segurança pública. Tania Guerreiro, Policial Militar do estado do Paraná, especialista no combate a pedofilia, ministrará palestra com o tema “Prevenção e combate a pedofilia”. Já Marcelo Abdala dos Reis, perito criminal da Polícia Federal, vai falar sobre a utilização segura da internet.