domingo, 17 de fevereiro de 2013

Governadora abre ano letivo nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (18), a governadora Rosalba Ciarlini, juntamente com a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, abre oficialmente o ano letivo da rede estadual de ensino. A solenidade será realizada às 8h, no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, situado à rua Jaguarari, em Lagoa Nova. Na ocasião também será realizada uma coletiva de imprensa com a secretária para apresentar o planejamento da Educação para o ano de 2013.

A data marca também o início das atividades do Complexo Educacional Kennedy, que é formado pelas escolas Presidente Kennedy e Joaquim Torres, que oferecem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Manoel Villaça, responsável pelos Anos Finais do Ensino Fundamental; Edgar Barbosa, que oferece o Ensino Médio; e pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, que dará o suporte pedagógico a essa estrutura.

A ideia é que a integração dessas escolas forme um complexo de excelência que sirva de referência para outras escolas do Estado, como a Escola Presidente Kennedy, que possui Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, 6.0 e que no Prêmio Gestão Escolar 2012, foi considerada uma das seis melhores escolas do país.

Mossoró sedia última etapa de preparação das escolas estaduais para o início do ano letivo

A Secretaria de Estado da Educação encerrou na última sexta-feira (15), em Mossoró, sua série de jornadas pedagógicas regionais, na preparação das escolas da rede estadual para o início do Ano Letivo 2013. Desde a quinta-feira (14), diretores e coordenadores pedagógicos de todas as escolas estaduais da décima segunda Diretoria Regional de Educação – DIRED, foram reunidos para receber as orientações referentes ao plano de metas das escolas e ao Programa de Educação do Estado. A secretária Betania Ramalho também esteve em Mossoró, e ministrou palestra, à exemplo do que fez em outras regionais.

Cumprindo extensa programação desde o dia 28 de janeiro, quando foram iniciadas as jornadas regionais envolvendo as 16 DIREDS, a secretária Betania Ramalho, e o secretário adjunto, professor Joaquim Oliveira, se dividiram para marcar presença em todos os encontros, tamanha é a importância dessas jornadas para a colocação em prática do Programa de Educação do Estado, com foco na escola e no acompanhamento do aluno.

Os secretários aproveitaram os encontros para ouvir professores e gestores, conhecer as necessidades das escolas de cada região e esclarecer algumas questões, além de apresentar um balanço desses dois anos de gestão. “Estamos muito satisfeitos com os resultados das jornadas. Com os dados que apresentamos, as escolas estão mais preparadas, sabem onde precisam evoluir e o que precisam fazer para alcançar resultados ainda melhores”, ressaltou Betania Ramalho.

De acordo com a secretária, o principal assunto discutido nos encontros foi o plano de metas das escolas, principalmente no que diz respeito ao pedagógico. “O acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem é o foco. Esse processo precisa acontecer em sua plenitude. Por isso, estamos buscando oferecer um currículo mais atraente para o aluno e fazer com que ele consiga aplicar esse conteúdo no seu dia a dia.”

“Também aproveitamos as jornadas para falar da importância de expandir os programas que garantem a Escola de Tempo Integral, como o Mais Educação e o Ensino Médio Inovador. Esses programas estreitam os laços dos alunos com a escola e favorecem o aprendizado. Suas atividades de reforço escolar, esporte, cultura e lazer acontecem no contra turno, fazendo com que os estudantes permaneçam mais tempo na escola. Por isso, estamos trabalhando para implantá-los no maior número de unidades possível”, concluiu Betania Ramalho.