segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Convocados da Educação devem se apresentar à Junta Médica a partir desta terça-feira (8)

A Junta Médica do Estado começa a receber nesta terça-feira (8), os 1.162 professores e especialistas convocados na terceira chamada do concurso da Educação. O atendimento funcionará das 8h às 17h, no Auditório Angélica Moura, da Secretaria de Estado da Educação, no Centro Administrativo, em Natal.

De acordo com o cronograma, serão atendidos entre os dias 8 e 16 de janeiro, os aprovados para o polo I, de Natal, e polo II, de Nova Cruz. Entre os dias 17 e 22, será a vez dos aprovados para o polo III, de Caicó. De 23 a 25, serão atendidos os professores convocados para o polo IV, de Mossoró. E por fim, entre 28 e 31, será a vez dos aprovados para o polo V, de Pau dos Ferros. O atendimento ocorrerá apenas nos dias úteis.

Já os documentos necessários para a posse devem ser entregues das 9h às 17h, em qualquer uma das Diretorias Regionais de Educação - DIREDS, que fazem parte do polo para o qual o candidato foi aprovado. Os candidatos que não entregarem os documentos nas DIREDS, poderão fazê-lo na Coordenadoria de Administração de Pessoal e Recursos Humanos – COAPRH, da Secretaria de Estado da Educação, no Centro Administrativo.

Os professores e especialistas convocados nessa terceira chamada participarão de posse coletiva no dia 4 de fevereiro e já iniciarão o ano letivo na sala de aula, em 18 de fevereiro. A lista com os documentos e exames necessários para a posse também foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 4 de janeiro de 2012. Mais informações pelo telefone 3232.1339.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO NA JUNTA MÉDICA

Polos I e II (Natal e Nova Cruz) - 8 a 11 e 14 a 16 de janeiro
Polo III (Caicó) - 17, 18, 21 e 22 de janeiro
Polo IV (Mossoró) - 23 a 25 de janeiro
Polo V (Pau dos Ferros) -  28 a 31 de janeiro


EXAMES NECESSÁRIOS PARA APRESENTAÇÃO NA JUNTA MÉDICA

Validade de 90 dias
Hemograma
Glicemia em Jejum
Sumário de Urina com Sedimentoscopia
Parasitológico de Fezes
Eletrocardiograma com parecer do Médico Cardiologista
Raio X do Tórax em PA e Perfil (com laudo do Radiologista)
Candidatas gestantes: Laudo de Ginecologista Assistente, por estarem isentas dos exames de radiologia

Validade de 30 dias
Atestado de Sanidade Mental com validade de 30 dias (validade de 30 dias)

Validade de 12 meses
Dosagem de PSA, para candidatos do sexo masculino, com idade igual ou superior a 45 anos
Citologia Oncótica, para candidatos do sexo feminino
Mamografia, para candidatos do sexo feminino, com idade igual ou superior a 45 anos
Obs.: A Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial poderá solicitar dos candidatos outros exames, bem como Pareceres que julgar necessários.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA APRESENTAÇÃO NA DIRED

1.1. Diploma de conclusão de curso com habilitação para o cargo

1.2. Cópia de inscrição no Conselho Regional de Educação Física, para os nomeados ao cargo de Professor de Educação Física

1.3. Documento de identificação
a) Atestado de saúde ocupacional (ASO), habilitando o candidato para o exercício do cargo, expedido por junta médica oficial;
b) Cópia da Cédula de Identidade
c) Comprovante de residência
d) Cópia do Título de Eleitor e Comprovação de Quitação Eleitoral
e) Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF
f)  Cópia do PIS ou PASEP
g) Cópia da Certidão de Reservista (sexo masculino)
h) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
i)  Cópia da CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (página com foto – frente e verso e contrato de trabalho)
j)  Número da Conta bancária e Agência em nome do Titular do Contrato (conta no Banco do Brasil)
k) Certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiças estadual e federal, assim como pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos 5 (cinco) anos

Secretária participa de Colação de Grau da Escola Estadual Ana Júlia Mousinho



Mais de 300 alunos concluíram o Ensino Médio na Escola Estadual Ana Júlia Mousinho, em 2012. Para comemorar a data, a unidade que fica na Zona Norte de Natal, no Parque dos Coqueiros, realizou no último sábado (05), uma Colação de Grau que contou com a presença de pais, alunos, professores, da secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, e da diretora da 1ª Diretoria Regional de Educação - DIRED, Ana Alice.

Animado pela banda Amnésia, formada somente por alunos da escola, o evento teve a tradicional valsa e depoimentos emocionados de alunos e professores. A unidade é dirigida pela professora Maria José.

DIRED de Currais Novos recebe visita de Betania Ramalho

A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, visitou a sede da 9ª Diretoria Regional de Educação - DIRED, em Currais Novos. Em reunião com a diretora Ivânia Maria Oliveira e com a equipe técnica da DIRED, ela aproveitou para discutir algumas questões locais, como a implantação de projetos e a construção da nova sede da diretoria.

A ideia da secretária é continuar visitando às DIREDS para conhecer os problemas de perto e aproximar a secretaria da população de todo o Estado. A próxima visita está marcada para a diretoria de Mossoró.

Secretária conhece santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz

A secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, aproveitou sua passagem pela região do Seridó para conhecer o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Debaixo de sol forte e sob o olhar da imagem, a professora admirou a arquitetura do local, agradeceu à Deus pelo ano de 2012 e rezou pelo ano de 2013, para que a Educação do Estado possa alcançar resultados ainda melhores.

Auditório da 10ª DIRED é inaugurado, em Caicó



A Secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, foi ao município de Caicó, para inauguração do auditório da 10ª Diretoria Regional de Educação, que tem à frente o professor e jornalista Petrúcio Ferreira. A sala, com capacidade para 200 pessoas, leva o nome do educador seridoense Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, que garante ter ficado bastante emocionado com a homenagem. “Quando eu soube que era um auditório, gostei da homenagem, pois me sinto bem dentro de uma sala de reuniões sobre educação”.

De acordo com Petrúcio Ferreira,  todo o investimento foi feito com recursos da própria DIRED e da Secretaria de Educação. O espaço vai servir para sediar jornadas pedagógicas, encontros e eventos da diretoria, que antes necessitavam ser realizado em locais externos. “Montamos um sistema de som, de climatização e, graças a Deus, e a esta equipe maravilhosa, estamos entregando uma obra que vai beneficiar a Educação do Seridó”.

Técnicos da Educação participam de capacitação na área financeira



A Secretaria de Estado da Educação concluiu o Curso de Capacitação na Área Financeira, oferecido aos técnicos das Diretorias Regionais de Educação - DIREDS, e Diretorias Regionais de Alimentação Escolar - DRAES. Ao longo dos últimos três meses, capacitações regionais foram realizadas em parceria com a Escola de Governo, encerrando a série no Hotel Porto do Mar, em Natal. O objetivo foi oferecer capacitação necessária para os servidores realizarem o processo de licitação da merenda escolar.

Tânia Glicia da Costa, responsável por coordenar a capacitação, explicou como vai se dar o processo de licitação, abertao às empresas de alimentação. “Cada DIRED vai enviar para os municípios jurisdicionados um detalhamento completo de como os pregões devem ser feitos. A partir disso, os municípios vão enviar às escolas uma ata de registro de preço”. A coordenadora lembrou ainda que todo o processo será acompanhado por um representante da DRAE, para esclarecimento de dúvidas.

Qualquer empresa do ramo de alimentação do estado poderá concorrer a licitação, desde que não tenha decretado falência ou concordata. Todo o aporte jurídico da licitação é sustentado pela resolução 38/2009, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, da lei federal 520/2001, do decreto 17.144/2002 e do decreto 19.938/2006, que trata das micro e pequenas empresas.

Os servidores que participaram do curso de capacitação financeira na capital pertencem às DIREDS de Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, Macau, Angicos, João Câmara e Nova Cruz. Antes, o curso aconteceu em Mossoró e em Caicó.

Saberes da Terra do RN é exemplo para o Brasil



A Secretaria de Estado da Educação recebeu a visita do professor Alexandre Juarez Furtado dos Santos, coordenador Geral de Políticas da Educação do Campo, do Ministério da Educação, que veio registrar experiências e fazer uma avaliação do programa Saberes da Terra. De acordo com a Subcoordenadora de Educação de Jovens e Adultos da SEEC, professora Ednaide Rêgo, o ténico saiu com uma impressão muito positiva do trabalho realizado no Rio Grande do Norte. "Todas as turmas que visitamos estavam preenchidas em sua totalidade e ainda com expectadores não matriculados assistindo às aulas."

Nos últimos dois anos, o programa Saberes da Terra escolarizou 1.200 agricultores e suas famílias, em nível Fundamental e profissional. Ao concluir o curso, eles saem com diploma de formação em Nível Técnico Agrícola. Neste primeiro semestre de 2013, outros 2.400 alunos estão iniciando seus cursos.

Central de Matrículas do SIGEduc já está funcionando



A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, inaugurou as instalações da Central de Matrículas do SIGEduc, o Sistema Integrado de Gestão da Educação. No novo espaço, as técnicas da Subcoordenadoria de Organização e Inspeção Escolar - SOINSPE, acompanham o processamento de todas as matrículas dos alunos da rede, que passou a ser automático e realizado pelo próprio sistema.


Pais de alunos do Kennedy conhecem proposta do novo complexo



Os pais dos alunos que estão concluindo os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Presidente Kennedy, participaram de reunião com a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho. Na ocasião, foi apresentado o projeto do Complexo Educacional Kennedy, que pretende fazer com que os estudantes matriculados nas unidades que compõe o complexo concluam todo o ciclo escolar em um só espaço.

A secretária aproveitou o momento para pedir aos pais que acreditem na proposta do complexo, que é garantir a excelência no processo de Ensino Aprendizagem conquistado pela Escola Kennedy, que tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, do Estado, nas demais unidades do grupo.

A ideia é que o alunos inicie o Ensino Fundamental nas duas escolas do complexo que oferecem os Anos Inciais, Joaquim Torres e Presidente Kennedy, sigam para o Manoel Villaça, responsável pelos Anos Finais do Fundamental, e concluam a Educação Básica na Edgar Barbosa, unidade responsável pelo Ensino Médio.

Ao final da reunião, os pais saíram satisfeitos e confiantes no projeto. A maioria deles garantiram que iriam matricular seus filhos na Escola Estadual Manoel Villaça, que assim como as demais unidades do complexo, terá um único projeto político-pedagógico.

Sustentabilidade é tema de Mostra da Escola Estadual Antônio Pinto de Medeiros



A Escola Estadual Antônio Pinto de Medeiros realizou neste mês de dezembro uma Mostra Cultural sobre  a sustentabilidade. O evento contou com apresentações de grupos de dança, teatro, música, desfile com peças confeccionadas por alunos, documentário e exposição de trabalhos nas salas de aula.

Entre os projetos, uma mini estação de tratamento de água, trabalhos de Educação Patrimonial, Letramento,  Meio Ambiente Urbano, Evolução do Vestuário, Iniciação Científica, Transformação de resíduos em Arte, Mostra de Cinema e Apresentação de um jornal falado.

Ainda na área verde, alguns projetos que chamaram a atenção da secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, como Oficinas de Jornal e Empreendedorismo e o projeto Qualidade de Vida na Escola, com criação de áreas verdes, desenvolvido por alunos, em parceria com a Urbana.

Confraternização com as DIREDS marca encerramento de Jornada Pedagógica



A Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar, da Secretaria de Estado da Educação, encerrou a última Jornada Pedagógica de 2012 com uma grande confraternização no Centro de Treinamento da Emater - CENTERN. O encontro contou com a presença de técnicos de todos os setores pedagógicos da SEEC e das Diretorias Regionais de Educação, além da secretária Betania Ramalho, do secretário-adjunto, Joaquim Oliveira, e da coordenadora de Desenvolvimento Escolar, professora Isabel Pinheiro.

Ensino Médio comemora o Natal à beira-mar


A equipe da Subcoordenadoria de Ensino Médio, da Secretaria de Estado da Educação, realizou sua confraternização de fim de ano no Praiamar Hotel, em Ponta Negra. A secretária Betania Ramalho também participou da festa e foi recebida pela subcoordenadora Aliete Borman.

Assecom reúne equipe em confraternização de Natal



A equipe da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado também promoveu sua confraternização de Natal, em clima de muita alegria e união. A secretária Betania Ramalho também participou do encontro.

Construção Escolar faz confraternização



Os servidores da Subcoordenadoria de Manutenção e Construção Escolar, da Secretaria de Estado da Educação, também comemoraram o Natal. A confraternização contou com a presença da secretária Betania Ramalho, que recebida pelo subcoordenador Clécio Martins.

Governadora comemora o Natal com os servidores do Estado



Os servidores do Estado participaram no dia 21 de dezembro da Confraternização de Natal do Centro Administrativo, que reuniu ainda secretários e a governadora Rosalba Ciarlini. A solenidade contou com apresentações musicais e celebração ecumênica.