segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Professores da Escola Estadual Anísio Teixeira homenageiam colega vítima de acidente



A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, participou no início da noite desta segunda-feira (03), da missa em Ação de Graças pelo falecimento do professor José Maurício Medeiros, coordenador pedagógico do turno noturno da Escola Estadual Anísio Teixeira. A celebração foi organizada pelo colegas do professor, no pátio da escola. José Maurício faleceu neste sábado (1º), vítima de acidente de trânsito, na BR-101.

Celebrada pelo padre Gentil Pereira do Nascimento Neto, a missa contou com o depoimento de professores, amigos, do diretor da escola, professor Francisco Neris Viana, e da professora Betania Ramalho, que conheceu José Maurício no planejamento de ações do programa Ensino Médio Noturno Diferenciado. “Aqui eu vim trazer o abraço e a solidariedade da Secretaria de Educação, que conhecia e apostava no bom trabalho de José Maurício. Ele era um professor exemplar. Um apaixonado pelo que fazia.”

Em suas palavras, a aluna Maria do Socorro, que cursa o segundo ano do Ensino Médio, no Anísio Teixeira, falou que já havia passado por várias escolas, mas com o apoio de Maurício, finalmente, estava conseguindo avançar para concluir seus estudos. “Por isso peço a todos os alunos e professores que não deixem o Ensino Médio Noturno Diferenciado morrer aqui na escola. Pois assim estaremos honrando a memória do nosso coordenador.”

Os professores da escola também prepararam um vídeo em homenagem a José Maurício

Educação e Marinha planejam melhorias para escolas estaduais Ary Parreiras e Newton Braga



A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, participou nesta segunda-feira (03), de um almoço oferecido pelo Almirante Bernardo Gamboa, do 3º Distrito Naval. Ao lado da coordenadora do programa de combate às drogas RN VIDA, Sonali Rosado, e da professora Carminha Soares, a secretária conversou com o almirante sobre a situação das escolas estaduais situadas em áreas da Marinha, em Natal.

Atualmente, duas escolas estaduais estão situadas em vilas navais, na capital do Estado. São elas a Escola Estadual Ary Parreiras e a Escola Estadual Newton Braga. Da conversa, saiu o compromisso de maior integração entre a Educação e a Marinha, para buscar resultados ainda melhores para as duas unidades. Ambas já possuem bons indicadores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básico – IDEB.

Secretária de Educação participa da Micareta do Proerd


Fotos: Eduardo Colin

Ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, participou na tarde deste sábado (1º), da Micareta do Proerd, evento que marcou a formatura de cinco mil jovens e crianças participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas.

O evento foi realizado pelas ruas do bairro de Petrópolis, em Natal, com a animação da Banda do Proerd e da cantora Kelly Wanger. Também estiveram presente o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo, a coordenadora do Proerd, Ten. Cel. Margarida, e a coordenadora do programa de combate às drogas RNVida, Sonali Rosado.

No domingo (02), foi a vez de cinco mil jovens e crianças de Parnamirim participarem da Micareta do Proerd.

Instituto Kennedy comemora 18 anos em formação para o Ensino Superior


Fotos: Giovanni Rodrigues

O Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP - comemorou 18 anos de trabalho voltado para a formação de Ensino Superior com um grande evento. Neste final de semana, promoveu uma série de atividades denominada “Memória e Saberes Docentes”, que abrangeu a realização do III Encontro Científico-Pedagógico do IFESP, o II Seminário do Programa Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica – PARFOR, e a VI Mostra Artístico-Literária e Cultural da instituição.

Ligado à Secretaria de Estado da Educação, o IFESP começou a trabalhar com formação de professores para o Ensino Superior em 1994, atendendo aos professores da rede pública do Rio Grande do Norte. Nesses 18 anos, contribuiu na experiência acadêmica de vários professores, com um diferencial no processo de ensino, como explica a diretora da instituição, professora Maria de Fátima Pinheiro Carrilho. “Trabalhamos na formação de professores que já estão em sala de aula da rede pública estadual, assim podemos melhor capacitá-los nas funções já exercidas e ampliar seus conhecimentos. Essa é a nossa contribuição para a educação do Rio Grande do Norte”.

Alunos e professores das licenciaturas de Pedagogia, Matemática e Letras foram mobilizados para as atividades de comemoração, que ocorreram entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Ocorreram minicursos, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos, palestras sobre experiências pedagógicas e amostras histórico-culturais ligadas à comunidade acadêmica, agregando o trabalho dos cursos de graduação, pesquisa e extensão de outras instituições de ensino. Através desses trabalhos é divulgada a produção acadêmica da instituição.