sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Estudante da rede estadual conquista prêmio de redação da Marinha


Fotos: Márlio Forte

A estudante Jemima Morais Olegário, do 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo, foi uma das vencedoras da etapa local do concurso de redação “Operação Cisne Branco 2012”, promovido pela Marinha do Brasil. A cerimônia de premiação ocorreu nesta sexta-feira (30), no Clube Atlântico, e contou com a presença da secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho.

Para a secretária, o conhecimento sobre os mares do país abre os horizontes do aluno. “É um complemento à educação tradicional, pois desperta na comunidade escolar o interesse pela costa marítima brasileira, que é extraordinária em sua dimensão, e ajuda na compreensão de um dos maiores patrimônios nacionais”.

Durante o ano, os militares do 3º Distrito Naval foram a 37 escolas públicas da capital para apresentar o concurso e incentivar os alunos a participarem. Essa presença da Marinha nas unidades escolares estimulou a estudante Jemima Morais a escrever o texto premiado. “Que foi feito no intuito de procurar conhecer a riqueza do mar do Rio Grande do Norte, que impulsiona a economia e desenvolve as atividades em outros setores”, disse.

Educação empossa novos gestores e anuncia ações para 2013




Mais de 400 diretores de escolas estaduais eleitos para o biênio 2013-2014 foram empossados esta semana pela Secretaria de Estado da Educação. Realizado no Praiamar Hotel, o seminário de gestores contou com a apresentação do Coral Canto do Povo e a presença de representantes da Associação Potiguar de Estudantes Secundaristas – APAES, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte – SINTE/RN, e da diretora da Escola de Governo, professora Tânia Leiros, que representou a governadora Rosalba Ciarlini.

Esses diretores, que vieram de todas as regiões do Estado, estão reunidos desde a última quarta-feira (28), em Natal, participando de um seminário de capacitação com palestras sobre gestão escolar, recursos humanos, administração e práticas inovadoras. “A posse foi mais uma etapa do conjunto de ações que a Secretaria de Educação tem colocado em prática para capacitar seus diretores e acompanhar sua gestão na busca da excelência no ensino público”, ressaltou a coordenadora dos Órgãos Regionais de Educação, Elizabeth Jácome.

Em sua mensagem aos gestores, a secretária de Educação, professora Betania Ramalho, enalteceu o compromisso que todos demonstraram ao se colocaram a disposição da comunidade escolar no processo eleitoral. “Compromisso com a perseverança e a vontade de fazer uma boa gestão. O meu papel não é muito diferente do papel que vocês estão assumindo, pois há 23 meses assumi o desafio de gerir todas as escolas da rede. Portanto, estamos empenhados, coletivamente, para que a Educação do Rio Grande do Norte possa avançar.”

Na ocasião, Betânia Ramalho elencou ainda alguns projetos do Governo para a Educação em 2013, como a convocação de novos professores, a expansão das matrículas on-line através do SIGEduc, sistema que já foi utilizado esse ano nas matrículas de alunos com deficiência, entrega de tablets, inicialmente a todos os professores do Ensino Médio,  com o objetivo de interligá-los, e uma parceria com a Escola de Governo, para proporcionar aos profissionais da Educação cursos de capacitação nas mais diversas áreas de atuação.

Educação anuncia convocação de 1.162 professores aprovados em concurso


A Secretaria de Estado da Educação anuncia para o início do ano que vem uma terceira convocação de professores aprovados no último concurso público. No dia 3 de janeiro, serão convocados 1.162 aprovados, com posse coletiva prevista para o dia 4 de fevereiro. Eles já iniciarão o ano letivo de 2013, no dia 18 de fevereiro, em sala de aula.

Além do preenchimento de vagas que continuam abertas em algumas escolas, outro fator que contribuiu para a terceira chamada foi a saída progressiva dos professores temporários, que devem deixar os quadros da Educação até o início do próximo ano. Os contratos desses professores temporários estão chegando ao fim e não podem ser renovados, uma vez que os profissionais foram contratados por um ano, com prorrogação por igual período, conforme determina a legislação.

Com essa terceira chamada, o Governo do Estado terá convocado, para suprir as necessidades das salas de aulas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, 3.119 professores aprovados no concurso da Educação. No início do primeiro semestre, foram convocados 1.013 educadores e, no segundo semestre, 944.