sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Educação integra seminário do Programa Um Computador por Aluno



Ocorreu na última quinta-feira (22), no Praiamar Hotel, o 1º Seminário Integrador das escolas estaduais envolvidas no Programa Um Computador por Aluno – PROUCA. O programa repassa computadores às escolas públicas contempladas, com o objetivo de auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos.

Oferecer formação aos professores multiplicadores das escolas contempladas com o PROUCA, através de palestras sobre inclusão digital e Educomunicação, foi um dos objetivos do seminário. Além disso, foram compartilhadas as experiências de trabalho desenvolvidas com alunos usuários do computador, como construção textual, pesquisa na rede, Língua Estrangeira e Matemática.

De acordo com o secretário-adjunto de educação, Joaquim Oliveira, o Brasil passa por uma discussão sobre o processo de Ensino-Aprendizagem, com possibilidades de utilização das novas tecnologias em auxílio à educação. “Estamos vivenciando uma transformação no processo de Educação com esses novos meios”.

Para a professora Maria Carmen Diógenes, da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, parceira do Estado na implementação do programa, o papel do professor é fundamental para o sucesso de inserção das tecnologias na sala de aula. “Graças à formação e treinamento desses professores o programa obteve sucesso aqui no estado, por isso estamos fazendo a diferença, direcionando os conteúdos a serem estudados pelos alunos”.

No Rio Grande do Norte, cinco escolas dos municípios de Natal, Ipanguaçu, Jardim do Seridó, Extremoz e Parnamirim foram contemplados com o programa. Entre os critérios para escolha das escolas está o número de alunos e professores, estrutura com energia elétrica, proximidade de Centros Técnicos de Educação ou Universidade e anuência do corpo docente.

Educação de Jovens e Adultos é discutida em Mossoró

Um seminário temático de Educação de Jovens e Adultos reuniu nos dias 21 e 22 de novembro, em Mossoró, técnicos e coordenadores de Escolas de Jovens e Adultos das Diretorias Regionais de Educação de Assú, Mossoró, Apodi e Umarizal. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação, o evento ocorreu no auditório do SESI e na Escola Estadual Jerônimo Rosado. Foi o último seminário da programação anual que contemplou todas as 16 DIRED do Estado.

O objetivo foi esclarecer a importância da articulação das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, que resultam na redução dos índices de evasão e abandono, respeito à diversidade cultural e social, promoção de práticas extraescolares, que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem.

Na programação, destaque para a palestra sobre a Educação de Jovens e Adultos no Século XXI, ministrada pela professora Adriana Valéria dos Santos Diniz, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, e para a definição de Metas e Ações com foco na melhoria do processo de ensino e da aprendizagem na EJA.